De forma inédita, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quinta-feira, 13 de novembro, os gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 do 1° dia de aplicação. O material já está disponível no portal do Inep, organizado por dia de aplicação, pela cor e pelo tipo dos cadernos.
Também estão disponíveis os cadernos das provas adaptadas para o leitor de tela. Por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que captura toda informação de texto e transforma em fala, permitindo a acessibilidade a deficientes visuais. Os gabaritos e os cadernos de questões também podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.
No próximo domingo, 16 de novembro, os participantes resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e de matemática e suas tecnologias. Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30 e se encerra às 18h30 — meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo. A aplicação segue o horário de Brasília (DF).
Reaplicação – Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso também atende às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou por serem acometidas por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. O inscrito só fará a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e
privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único
ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem
podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições
portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os
acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros
interessados em cursar a educação superior em Portugal.