Ícone buscar

Intercambistas do Seduckathon vivenciam imersão em inovação em Recife-PE

  • Willame Lucas
  • 01/11/2025

Estudantes e professores intercambistas do Seduckathon 2025 estão vivendo uma semana especial em Recife (PE). O grupo participou de entrevistas no Consulado dos Estados Unidos para emissão do visto americano, etapa que antecede o intercâmbio educacional promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


A viagem também foi marcada por momentos de aprendizado e descobertas, entre os dias 28 e 31 de outubro. Na capital pernambucana, os quarenta estudantes e oito professores mergulharam em uma experiência de inovação na CESAR School, instituição referência nacional em tecnologia, design e empreendedorismo.

A imersão uniu o pensamento criativo e o trabalho em equipe, aproximando os alunos do universo da prototipagem e do desenvolvimento de soluções empreendedoras. As atividades incluíram pesquisa, definição de problemas, criação de protótipos e apresentação de pitchs para uma banca avaliadora.


“A nossa manhã na CESAR School foi de imensa inovação. Tivemos o desafio de desenvolver o pitch e o meu grupo criou uma calculadora para áreas geométricas. Foi incrível unir todos para criar um projeto do zero, conectando tecnologia e criatividade”, relatou Mariane Vieira, estudante do CETI Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves.

Entre os projetos apresentados, um dos grupos idealizou uma rede social voltada à adoção de animais, buscando tornar o processo mais acessível e conectado. “Foi enriquecedor estar em um ambiente preparado para incentivar a inovação e a tecnologia. Desenvolvemos projetos voltados a resolver problemas sociais e tivemos a mentoria de professores para criar códigos, elaborar o pitch e apresentar o projeto”, contaram Aurélio e Thalisson, do CETI José Pacífico de Moura Neto, de Teresina. “Conseguimos entender que a criação de programas deve ser simples e voltada para resolver problemas reais. Foi gratificante”, completou Aurélio.