Ícone buscar

Com dedicação e afeto, Merendeiras das Escolas Seduc garantem alimentação saudável aos estudantes em tempo integral

  • Pablo Cavalcante
  • 30/10/2025

Nas Escolas de Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Piauí, as refeições acompanham bem mais que alimentos.  Cada prato servido carrega consigo a dedicação, zelo e carinho de merendeiras que entendem que educar também é alimentar.


Nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), mais de 1.800 merendeiras atuam diariamente no preparo e cuidado da alimentação dos milhares de jovens que representam a esperança de um Piauí cada vez mais desenvolvido e próspero. Para elas, o trabalho representa uma entrega diária de acolhimento e motivação para que cada aluno siga aprendendo.

"Cuido desses meninos da mesma forma que cuido do meu próprio filho, com carinho, atitude, responsabilidade e amor", conta emocionada Francisca das Chagas Lemos, merendeira do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes Alves, localizado no bairro Itararé, na zona sudeste de Teresina.

Aos 44 anos, ela desenvolveu uma relação de amor, amizade e respeito mútuo com os estudantes da unidade. Todos os dias, ela e suas companheiras de cozinha são responsáveis por servir deliciosas refeições que irão servir de combustível para a garotada ao longo do dia. 


"Eu amo meus alunos. Eles me tratam muito bem, graças a Deus. Nós contamos sempre com o apoio da nutricionista da Seduc, que semanalmente conversa com a equipe da cozinha para saber como os meninos estão se alimentando e o que eles mais gostam. Estamos sempre atentas para que eles estejam sempre bem alimentados. Saco vazio não para em pé", relata a merendeira.

Toda essa dedicação é comprovada pelos estudantes. Aluna da 3ª série do Ensino Médio, Rayla Sousa de Oliveira garante que "as tias da cozinha" são queridas e respeitadas por todos da escola, fazendo parte do dia a dia dos jovens sempre com muita atenção e cuidado.

"Elas são muito queridas por todos os alunos. Todos os dias, independente do que aconteça, elas nos recebem com um enorme sorriso e preparam nossa comida com muito carinho. Dá para sentir o amor em cada prato. Elas não só alimentam a gente, mas também fazem parte do nosso dia, sempre com atenção e cuidado. O trabalho delas é tão importante e merece todo o nosso respeito e gratidão", conta.


Nas Escolas de Tempo Integral da Seduc-PI, alimentação é coisa séria. Diariamente, profissionais como Francisca das Chagas se dedicam para garantir três refeições a todos os estudantes da Rede: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Essa oferta visa garantir uma alimentação saudável e de qualidade, que apoia o aprendizado e a permanência do aluno na escola. Os cardápios priorizam alimentos frescos, regionais e nutritivos, com redução do uso de ultraprocessados.

“Mais do que uma refeição, a alimentação escolar é parte fundamental da formação dos nossos jovens, além de ser uma ferramenta importantíssima de inclusão social. Além de garantir comida saudável no prato de cada estudante, ela movimenta a economia das comunidades rurais, gerando emprego e renda, e fortalece a agricultura familiar. Isso é Educação que transforma vidas e gera conquistas ao nosso povo”, ressalta o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Para garantir uma alimentação cada vez mais saborosa e nutritiva, a Seduc-PI investe na qualificação das merendeiras, com formações organizadas pelas Gerências Regionais de Educação (GREs). Durante todo o processo, as profissionais são orientadas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, higienização de utensílios e ambientes, uso correto de equipamentos de proteção, além de como lidar com alunos com restrições ou seletividade alimentar. A finalidade é tornar o ambiente escolar em um espaço acolhedor para alunos e profissionais, tendo em conta o papel humanizado das merendeiras no cotidiano dos estudantes.


A ação faz parte de um conjunto de medidas da Seduc para fortalecer a política de Tempo Integral e assegurar uma alimentação cada vez mais saudável nas escolas. Em 2025, mais de R$ 135 milhões foram investidos na aquisição de alimentos para as escolas da rede estadual, sendo mais de R$ 25 milhões em investimentos somente na compra de alimentos oriundos da Agricultura Familiar. 

Entre aromas, temperos e uma relação que vai muito além dos refeitórios, as merendeiras das Escolas Seduc transformam a rotina escolar em uma verdadeira experiência de cuidado. Com mãos dedicadas e corações generosos, elas nutrem o corpo e os sonhos de milhares de estudantes piauienses, em um trabalho muitas vezes silencioso, mas essencial para o futuro do Piauí.

Outras Notícias

Notícias
31/10/2025

Secretário Washington Bandeira acompanha sanção do Sistema Nacional de Educação ao lado de Lula e Camilo Santana

Notícias
31/10/2025

Educação do Piauí inspira o Brasil e conquista destaque nacional na Revista Valor Econômico

Notícias
30/10/2025

Com dedicação e afeto, Merendeiras das Escolas Seduc garantem alimentação saudável aos estudantes em tempo integral

Notícias
30/10/2025

Seduc apresenta resultados e inovações educacionais na 8ª Feira dos Municípios com palestra do Secretário Washington Bandeira

Notícias
29/10/2025

Seduc adere ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e reforça compromisso com uma Educação mais justa e inclusiva

Notícias
29/10/2025

Estudantes do Ceti Prof. Raldir Cavalcante Bastos criam aplicativo que evita desperdício de água e conquistam prêmio nacional de inovação