A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu mais um passo importante na construção de uma Educação pública mais justa, representativa e igualitária. A Pasta aderiu ao Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado das Mulheres, que tem como objetivo promover ambientes de trabalho e de aprendizagem mais diversos, acolhedores e livres de discriminação.
Em sua quinta edição no Piauí, o programa marca o fortalecimento das políticas de inclusão dentro das instituições públicas estaduais. Com a adesão, a Seduc reafirma o compromisso de promover a equidade e enfrentar desigualdades que ainda persistem nas relações de gênero, raça, etnia, orientação sexual e deficiência.
A execução do programa será conduzida pelo Comitê Pró-Equidade, formado por técnicos e servidores da Seduc. O grupo será responsável pela elaboração de um Plano de Ação com metas e atividades voltadas à formação, campanhas educativas e ações de valorização da diversidade e do respeito.
Entre as iniciativas já realizadas estão capacitações de gestores e do Comitê de Gênero e Raça sobre diversidade e enfrentamento à discriminação, além de rodas de conversa com jovens aprendizes e servidores sobre equidade e antirracismo. A Seduc também dá continuidade ao programa Educar para Respeitar, que incentiva a valorização da diversidade dentro das escolas e do ambiente institucional.
O Plano de Ação do Pró-Equidade prevê ainda a criação de uma sala de amamentação na sede da Seduc, o cadastro atualizado de servidores com recortes de sexo, raça e gênero, campanhas de conscientização sobre assédio, discriminação e violência de gênero e raça, encontros formativos sobre educação inclusiva e a produção de um calendário temático com personalidades piauienses que simbolizam a luta por igualdade e diversidade, entre elas, mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que contribuíram para a história do estado.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a adesão da Seduc ao Programa Pró-Equidade reflete o novo momento vivido pela Educação piauiense, pautado em valores de respeito, empatia e justiça social.
“Promover a equidade de gênero, raça e diversidade é garantir que todos e todas tenham voz, oportunidades e representatividade. Na Educação, isso é ainda mais essencial, porque é na escola que formamos cidadãos conscientes, empáticos e respeitosos. Esse é o novo tempo que estamos construindo no Piauí, uma Educação pública que acolhe, transforma e prepara nossos jovens para o futuro”, destacou o Secretário.