A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ocupa papel de destaque na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, realizada de 23 a 25 de outubro no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. No estande da Seduc, visitantes encontram informações sobre políticas públicas que aproximam escola e campo, com foco na alimentação escolar, na formação técnica, Educação de Jovens e Adultos e na inovação nas Escolas Seduc.
A presença institucional destaca a próxima Chamada Pública da Agricultura Familiar, prevista para novembro, que credenciará agricultores, associações e cooperativas para fornecer alimentos às unidades da rede estadual. Em 2025, o Governo do Estado já investiu mais de R$25 milhões na compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, ação que garante refeições nutritivas aos estudantes e fortalece a economia local.
Entre os destaques do estande está a plataforma Raízes Conectadas, desenvolvida pelo time de estudantes do CETI Lucas Meireles vencedores do Seduckathon 2025. Criado em um assentamento rural, o projeto aproxima produtores e escolas, facilitando a comercialização de alimentos. O time se prepara para participar de um intercâmbio em Singapura, em janeiro de 2026.
Os estudantes presentes destacaram o significado do projeto para a comunidade escolar e para as famílias do campo. “Para nossa equipe, é uma grande conquista apresentar o Raízes Conectadas e mostrar como a tecnologia pode apoiar as famílias do campo”, disse João Kevi, do CETI Lucas Meireles.
O estande também reúne ações integradas, como a Busca Ativa do programa Alfabetiza Piauí e a exposição de produtos adquiridos por meio da Chamada Pública da Agricultura Familiar. A iniciativa evidencia o papel da educação do campo na formação de jovens e adultos e na promoção de práticas sustentáveis.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou a dimensão pública e coletiva do evento: “Eu tenho que parabenizar aqui todo o time da SAF, liderado pela secretária Rejane. Nós somos parceiros na aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Temos um stand expondo os produtos que chegam às nossas escolas, todos de produtores piauienses. Também estamos com os estudantes que venceram o Seduckathon apresentando uma plataforma que conecta produtores rurais com as escolas, além de matrículas do Alfabetiza Piauí. Essa feira é uma celebração do que o Piauí tem de melhor: inovação, sustentabilidade e orgulho do nosso povo”, afirmou.
Ao integrar ensino, inovação e sustentabilidade, as ações da Seduc na feira mostram como o modelo de tempo integral amplia oportunidades. Ao mesmo tempo em que fortalece a formação, contribui para a valorização dos saberes tradicionais e para a geração de renda nas comunidades rurais.
A participação da Seduc na II Feira da Agricultura Familiar confirma o compromisso do Governo do Estado com uma educação que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento sustentável no Piauí.