A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará presente neste sábado (18), no projeto “Assembleia em Ação”, que será realizado no Parque Matias Matos, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina.
O evento é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em parceria com a TV Clube, órgãos públicos e entidades beneficentes, e acontecerá das 8h às 13h, com oferta de mais de 15 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e bem-estar.
“Queremos convidar a população de Teresina a participar. Leve sua família. Lá, você pode fazer atividade física, emitir documentos, utilizar diversos serviços, fazer um passeio, ter um momento em família. Será um sábado bem agradável”, destacou o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), ao reforçar o objetivo de aproximar o Legislativo do povo.
No estande da Seduc, a população poderá realizar matrícula no programa Alfabetiza Piauí, uma iniciativa do Governo do Estado que oferece bolsa de R$ 800, transporte escolar e merenda para jovens, adultos e idosos que desejam aprender a ler e escrever.
O programa é voltado para pessoas a partir de 15 anos que ainda não foram alfabetizadas.
“Quem conhece alguém que ainda não sabe ler e escrever pode levar essa pessoa até a praça para se matricular no programa. O Alfabetiza Piauí está transformando vidas e queremos que mais pessoas tenham essa oportunidade”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Além das matrículas, o estande da Seduc vai apresentar projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual durante as aulas de Robótica e Inteligência Artificial, mostrando na prática como a tecnologia tem transformado o aprendizado e despertado o interesse dos alunos pela inovação.
Serviços e parceiros
Durante o evento, o público poderá emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, vacinar cães e gatos, protocolar reclamações contra fornecedores, formalizar MEIs, tirar dúvidas previdenciárias e acessar diversos serviços de saúde, bem-estar e assistência jurídica gratuita.
Entre os parceiros da Alepi estão o Procon, o Centro de Zoonoses de Teresina, as Secretarias Estaduais da Agricultura Familiar, Educação, Segurança Pública, Mulheres e Saúde, além da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC), do TRE-PI, da OAB-PI e da Defensoria Pública do Estado.