Ícone buscar

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização de Escola em Assentamento na zona rural de Teresina

  • Pablo Cavalcante
  • 07/10/2025

O "padrão ouro" das Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) agora é realidade para os mais de 100 estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral Lucas Meireles Alves, localizado no Assentamento 17 de abril, na zona rural de Teresina.


Foto: Jonathan Dourado

Na manhã desta terça-feira (7), o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Educação, Washington Bandeira, inauguraram a nova estrutura do Centro, que passa a contar com ambientes climatizados, Laboratórios de Ciências e de Informática, salas de Saúde Digital e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva.


Foto: Gabriel Paulino

Durante a solenidade, o Governador Rafael Fonteles destacou a importância do investimento e o orgulho em ver os resultados da escola. “Estamos entregando uma belíssima escola, totalmente reformada e ampliada, dentro da comunidade. É motivo de grande satisfação ver que daqui saíram alunos premiados, que vão representar o Piauí e o Brasil em Singapura. Isso mostra que, com oportunidade e dedicação, é possível sonhar alto e conquistar grandes resultados em qualquer lugar”, afirmou.


Foto: Jonathan Dourado

Para a reforma, ampliação e modernização do Centro foram investidos R$ 2,2 milhões, em mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado em garantir educação pública de qualidade e oportunidades também para as comunidades rurais.


Foto: Gabriel Paulino

O Secretário Washington Bandeira ressaltou que o novo espaço representa o compromisso do Governo do Estado em levar qualidade educacional a todos os territórios do Piauí. “Esta inauguração simboliza o compromisso do Governo Rafael Fonteles em cuidar de todos e todas, levando educação pública de qualidade também às comunidades rurais. Além da nova estrutura, os alunos estão se destacando em competições tecnológicas, conquistando intercâmbio internacional e vencendo olimpíadas do conhecimento”, destacou o secretário.


Foto: Jonathan Dourado

Composta por mais de 100 famílias, a sua grande maioria de agricultores familiares, a comunidade tem na escola um motivo de grande orgulho e esperança em um futuro mais próspero para o assentamento.


Foto: Gabriel Paulino

Foi em meio a essa realidade que alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da escola idealizaram a plataforma digital “Raízes Conectadas”, uma iniciativa desenvolvida para facilitar o fornecimento de alimentos oriundos da agricultura familiar às escolas da Rede Pública piauiense, promovendo a integração entre produtores locais e a rede de ensino.

O estudante João Pedro, integrante da equipe vencedora, contou como o projeto nasceu da vivência da comunidade.


Foto: Gabriel Paulino

“A gente via que tinha muita produção, mas sem venda, então criamos um site que conecta os agricultores com as escolas e com pessoas físicas e jurídicas. É uma ideia que veio da nossa realidade. Poder impactar positivamente a vida das famílias e trazer essa experiência é sensacional”, disse João Pedro.

O projeto fez da equipe uma das vencedoras do Seduckathon 2025 e garantiu aos alunos idealizadores e ao professor orientador um intercâmbio estudantil em Singapura, marcado para janeiro de 2026.

A estudante Ana Vitória Barbosa, moradora do Assentamento 17 de abril e integrante da equipe, falou sobre a expectativa para a viagem.


Foto: Jonathan Dourado

“A gente sempre incentiva os colegas para que todos tenham uma oportunidade assim como a nossa, que isso se espalhe para todo mundo. A expectativa está a mil! A cada pesquisa sobre Singapura a gente aprende mais sobre a cultura deles, que é bem diferente da nossa, mas é tudo questão de adaptação”, afirmou.

O sucesso no ensino de tecnologia não é mero acaso. O CETI conquistou medalha de ouro na edição deste ano da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, evento que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG). Rhavi Alves, um dos estudantes participantes destacou o impacto da nova estrutura nas conquistas da escola.


Foto: Gabriel Paulino

“Hoje em dia, a escola está em um nível bem alto. A partir do novo laboratório de informática, a gente pode fazer todas as pesquisas sobre ângulos, geometria, como o foguete ia voar. Toda essa estrutura faz diferença”, afirmou o estudante.

Além das turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, o CETI Lucas Meireles Alves oferta turmas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo todas as demandas educacionais da comunidade.


Foto: Jonathan Dourado

A escola desenvolve ainda o Projeto Ler o Mundo, como parte do Clube de Leitura Seduc, que fomenta a leitura de livros, seguida de discussões e atividades diversas, como produção de textos, apresentações teatrais, seminários e outras formas de expressão.

Outras Notícias

Notícias
07/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização de Escola em Assentamento na zona rural de Teresina

Notícias
07/10/2025

Intercambistas Seduckathon retornam da Coreia do Sul após imersão em universidade focada em tecnologia da informação

Notícias
06/10/2025

Seduc mobiliza mais de 365 mil estudantes em todo o Piauí para o SAEPI 2025

Notícias
06/10/2025

Estudantes das turmas ITA/IME da Seduc participam da 1ª fase do vestibular do ITA 2026

Notícias
03/10/2025

Criado por Estudantes Seduc de Guadalupe, projeto AgroScan estará na Semana Nacional EPT em Brasília

Notícias
03/10/2025

Em Cristino Castro, Estudantes Seduc “pescam saberes” em gincana divertida de preparação para o Saeb