Ícone buscar

Antonino Freire abriga 10 turmas do Parfor

  • 30/07/2013


As turmas do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da UFPI, estão funcionando no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, até o próximo dia 10 de agosto, quando encerra o primeiro período letivo do programa. 

O Parfor é um programa de qualificação de professores, em que as aulas acontecem no período de recesso escolar. O público alvo é formado por professores que já atuam na rede pública da educação básica e que não têm formação na área em que trabalham.  "Além das aulas intensivas durante as férias, também fazemos encontros quinzenais aos sábados, voltados para algumas disciplinas", explica a coordenadora do Parfor, na UFPI, Glória Ferro. 

Para os alunos que usam o período de férias para se qualificar, o Parfor representa melhorias não apenas do ponto de vista pessoal, mas sobretudo para educação do município. "O Parfor é de grande importância, especialmente para aqueles que, como eu, não tiveram oportunidade  de fazer um curso superior. O mais importante é  que vamos sair qualificados e poder somar na educação de nosso município", diz o aluno de pedagogia, José Deci Pereira, da cidade de Palmeirais.

O trabalho desenvolvido através desse programa no Estado, tem um impacto tão positivo que foi tema de uma das exposições realizadas no II Encontro Nacional do Parfor,  que aconteceu em Brasília, na sede da Capes, no último mês de junho. "O convite veio em virtude do reconhecimento nacional", justifica Ferro.

Glória destaca ainda, a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), para viabilização do programa. "A Seduc tem sido uma grande parceira. O secretário Átila Lira tem dado um apoio fundamental ao Parfor, especialmente nos últimos dois semestres, quando contamos com a concessão de espaço físico no Centro Antonino Freire e no Centro de Línguas", destaca.

METAS DO PARFOR

Ao todo são ofertados, através do Parfor da UFPI, 14 cursos, são eles: Artes visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Inglês, Letras - Português, Matemática, Música e Pedagogia. Além de Teresina, o Plano funciona nos municípios de Batalha, Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.  

O Parfor, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior - IES. 

No Piauí além da UFPI, também trabalham com o Plano, a Universidade Estadual e o Instituto Federal do Piauí.

A seleção dos alunos é feita através da Plataforma Freire e para concorrer a vaga nos cursos ofertados, os professores devem atender aos seguintes requisitos: 

a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire;
b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; 
c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.





Outras Notícias

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação