Ícone buscar

Criado por Estudantes Seduc de Guadalupe, projeto AgroScan estará na Semana Nacional EPT em Brasília

  • Maria Luiza Barreto
  • 03/10/2025

O Piauí vai marcar presença na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) com quatro projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino. Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) acontece de 7 a 9 de outubro, no Estádio Mané Garrincha, e reúne jovens de todo o país em um ambiente de ciência, tecnologia e criatividade.


Entre os projetos piauienses selecionados está o AgroScan, desenvolvido por estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Frei José Apicella, do município de Guadalupe. A iniciativa nasceu a partir de uma demanda real da comunidade: a dificuldade enfrentada por pequenos agricultores no controle de pragas, mesmo seguindo práticas corretas de cultivo. O projeto também participou do Seduckathon 2025.

A solução proposta pelos alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas foi criar um aplicativo com inteligência artificial e visão computacional, capaz de identificar pragas agrícolas em tempo real e oferecer recomendações de manejo sustentável. Um dos diferenciais é o funcionamento off-line: o agricultor poderá fotografar a praga mesmo sem internet e, assim que houver conexão, o sistema fará o reconhecimento automático e apresentará soluções.


Além de apoiar a agricultura familiar, o AgroScan também tem caráter pedagógico, sendo pensado como recurso didático para escolas agrotécnicas. A ferramenta integra teoria e prática, incentiva o uso racional de insumos e promove sustentabilidade, produtividade e inovação no campo.

A equipe que embarca para Brasília é formada pelo professor Raimundo Nonato Ribeiro Silva e pelas estudantes Lara Sofia Rodrigues de Azevedo Silva Moreira, do 2º Ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas; e Maysa Lemos Lopes, aluna do 2º Ano integrado ao técnico em Agropecuária.


Lara compartilhou a expectativa de participar de um evento nacional promovido pelo MEC. “Já estivemos no Seduckathon e foi uma experiência incrível e agora estamos indo mostrar nosso projeto para todo o Brasil. Estamos muito empolgadas para falar sobre o AgroScan, que é uma ferramenta que pode transformar a vida dos agricultores, principalmente aqueles mais vulneráveis à assistência técnica”.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a presença do Piauí no evento mostra o protagonismo da juventude e o impacto da educação profissional no estado.

“Nossos estudantes estão mostrando que a escola pública do Piauí é espaço de ciência, tecnologia e inovação. Projetos como o AgroScan nascem da realidade onde os jovens estão inseridos e provam que a educação pode transformar comunidades, gerar oportunidades e abrir caminhos para o futuro. Essa é a revolução educacional e tecnológica que estamos construindo juntos”, destacou.


Outras ideias piauienses serão destaque em Brasília

Além do AgroScan, outros três projetos das escolas da rede estadual também foram escolhidos para a SNEPT:

* AprendeJunto, do CETI Alencar Mota (Esperantina);

* DevPolyglot, do CETI Modestina Bezerra (Teresina), um jogo de RPG imersivo para aprendizado de idiomas com uso de inteligência artificial;

* PI.AUÍ, da Escola Família Agrícola Baixão do Carlos (Teresina), que transforma escolas públicas em polos de inovação e empreendedorismo criativo.


A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica acontece em parceria com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), criando um espaço de conexão entre educação profissional, ciência e setor produtivo.

Outras Notícias

Notícias
03/10/2025

Projeto PI.AUÍ, criado por Estudantes Seduc, será destaque na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Notícias
03/10/2025

Criado por Estudantes Seduc de Guadalupe, projeto AgroScan estará na Semana Nacional EPT em Brasília

Notícias
03/10/2025

Em Cristino Castro, Estudantes Seduc “pescam saberes” em gincana divertida de preparação para o Saeb

Notícias
03/10/2025

Projeto PI.AUÍ, criado por Estudantes Seduc, será destaque na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Notícias
03/10/2025

Campeões do TME² 2025 são premiados com medalhas e bolsas no valor de R$ 1.800

Notícias
02/10/2025

Usando IA e Educação Financeira, alunos da Seduc desenvolvem app que ensina a administrar o Pé-de-Meia