A menos de um mês da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, marcado para o período de 20 a 31 de outubro, escolas estaduais do Piauí estão mostrando que estudar também pode ser leve e divertido. Em Cristino Castro, os Estudantes da Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia transformaram a revisão de conteúdo em uma grande brincadeira chamada “Pescaria de Saberes”.
Dentro de uma caixa d’água, foram colocadas perguntas de Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Cada acerto levava os estudantes a novas dinâmicas como corrida do saco, jogo da corda, mímicas e até caça ao tesouro.
A atividade, que faz parte da Gincana Saeb 2025, deixou a preparação mais envolvente. Para Rafael Silva, estudante da 3ª série do Ensino Médio, a experiência foi marcante. “Aprendemos várias coisas com brincadeiras, questionários e perguntas voltadas para o Saeb 2025. Estamos preparados e rumo ao primeiro lugar no Ideb”, comemorou.
A estudante Francislene Campos também aprovou a metodologia. “Foram vários desafios para testar os nossos conhecimentos, mas também foi um momento de diversão e integração com os nossos colegas”.
O movimento integra a campanha Acelera Saeb, lançada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para mobilizar as escolas de todo o estado. Até o dia da prova, milhares de estudantes da 3ª série do Ensino Médio estarão envolvidos em atividades lúdicas, revisões criativas e desafios que tornam o aprendizado mais interessante e eficaz.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou a importância dessa preparação coletiva. “A gincana mostra o quanto nossos estudantes e professores estão comprometidos, transformando revisão em aprendizado dinâmico e eficaz. Esse movimento orgânico, feito com criatividade e dedicação, é o que abre as portas para um futuro melhor e garante que o Piauí continue avançando rumo ao topo do Ideb no Brasil”, afirmou.
Hoje, o Piauí já ocupa posição de destaque nacional, sendo 1º lugar no Ideb do Nordeste e 4º do Brasil. A expectativa da Seduc é que a mobilização do Acelera Saeb ajude a consolidar ainda mais esses resultados e o aprendizado dos estudantes.