A disciplina de Robótica já faz parte da rotina de 125 Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual e alcança mais de 30 mil estudantes em todo o Piauí. A iniciativa, ampliada pela Secretaria de Estado da Educação em 2025, mudou a forma como os jovens aprendem, aproximando teoria e prática com soluções criadas dentro da sala de aula.
O diferencial do projeto está no modo de ensinar. Mais do que lidar com peças e comandos, os estudantes são incentivados a trabalhar em equipe, desenvolver a criatividade e buscar soluções para problemas do cotidiano. A cada aula, o conhecimento de matemática, ciências, física e artes se transforma em invenções e projetos que revelam a capacidade dos jovens de inovar.
“O ensino de robótica desenvolve nossos jovens, ensinando sobre cultura maker, pensamento computacional, estimulando a resolução de problemas e desenvolvendo competências socioemocionais. Nosso objetivo é gerar mais e melhores oportunidades e despertar nos estudantes o interesse por essas áreas, para que conheçam e até sigam carreira no que vivenciam durante as aulas”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Projetos que cruzam fronteiras
No CETI Júlia Nunes, em Teresina, os alunos construíram um telescópio com peças produzidas em impressora 3D. O equipamento foi entregue ao Nobel de Física, George Smoot, em Londres.
“Na impressão 3D a gente trabalha com diferentes materiais e entende a resistência deles. O telescópio que fizemos também ajuda em física, porque podemos observar fenômenos da natureza de perto. Isso deixa o aprendizado muito mais interessante”, contou Samuel Medeiros, estudante da escola.
No CETI Cristino Castelo Branco, a experiência foi semelhante. “A gente ajudou a construir o telescópio. Desenhou, programou e montou as peças aqui na Sala de Inovação. Ver o projeto ser apresentado em Londres e no Seduckathon mostrou que o que aprendemos na escola pode ir muito além da sala de aula”, disse o aluno Francisco Afonso Nascimento.