O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, na zona Norte de Teresina, foi a primeira escola da rede estadual de ensino a receber a Blitz ONEE, uma mobilização para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro.
A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), reunindo alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental e conscientizou os jovens sobre o uso responsável da energia elétrica, sustentabilidade e impactos sociais e econômicos do consumo de recursos naturais.
O Piauí já é destaque nesta edição da ONEE, antes mesmo das inscrições para a competição encerrarem, o estado é o segundo do Brasil em número absoluto de inscritos e o primeiro em participação proporcional ao total de estudantes da rede estadual. O Ceti Cristino Castelo Branco é um exemplo desse engajamento, 100% dos alunos dos 8º e 9º anos estão inscritos na olimpíada.
A estudante Maria da Cruz Santos Silva, do 8º ano do Ceti Cristino Castelo Branco, participou da mobilização e é uma das Estudantes Seduc que garantiu sua participação na ONEE. A jovem contou que participou de três edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP e que está empolgada em aprender mais sobre eficiência energética.
“Eu achei que este tema seria algo distante de mim, mas a Seduc mostrou que é possível participar e aprender mais. Minhas participações em outras olimpíadas me ensinaram a ter foco e persistência e vou dar o meu máximo na ONEE”.
Seduc Olímpica
O incentivo à participação dos estudantes piauienses em competições de conhecimento faz parte do Seduc Olímpica. O programa estimula a rede estadual a se engajar em olimpíadas estaduais, nacionais e internacionais, ampliando o aprendizado para além da sala de aula.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a tradição do Piauí em competições do conhecimento.
“Falar em Olimpíada é falar em Seduc. Em 2024, nossos estudantes conquistaram 50 medalhas de ouro nessa competição e agora temos a expectativa de superar esse número. O Piauí tem essa marca de protagonismo estudantil e queremos mantê-la”, destacou.
O gestor destacou também que o Piauí é referência em energia limpa e verde e trabalhar a pauta da eficiência energética com os jovens é fundamental. “Além de preparar os alunos para a olimpíada, trabalhamos para que eles entendam a importância do uso consciente da energia elétrica e enxerguem nesse tema oportunidades para o mundo do trabalho”, frisou.
Sobre a ONEE 2025
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é voltada para alunos do 8º e 9º Ano do ensino fundamental das redes pública e privada de todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelas escolas até 30 de setembro no site www.onee.org.br.
A competição distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os melhores classificados de cada estado. Os medalhistas também garantem vaga direta na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, participou da mobilização no Ceti Cristino Castelo Branco e destacou que a iniciativa prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta e citou o Piauí como referência em educação.
“Eu sou piauiense e conheço o potencial da educação do estado. Tenho certeza de que o campeão da ONEE sairá de uma das escolas do Piauí”, finalizou.