Ícone buscar

Estudantes Seduc iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul

  • Maria Luiza Barreto
  • 12/09/2025

Mais vinte Estudantes e quatro Professores da rede estadual do Piauí iniciaram esta semana intercâmbio educacional conquistado como prêmio do Seduckathon 2025, maratona de tecnologia promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI).

A delegação embarcou para Seul, capital da Coreia do Sul, onde viverá 30 dias de imersão acadêmica e cultural na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT), uma das instituições mais renomadas do país na área de tecnologia.

As equipes participantes são formadas por estudantes dos CETIs Liceu Parnaibano (Parnaíba), José Narciso da Rocha Filho (Piripiri), Professora Angelina Mendes Braga (Pedro II) e Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso (Valença-PI).

A primeira semana de atividades começou com uma recepção calorosa na Korea IT, que incluiu apresentações culturais e dinâmicas para "quebrar o gelo", como o Jegichagi, um jogo tradicional coreano semelhante a embaixadinhas. O desafio de fazer três toques com um objeto feito de moedas e papel garantiu muita diversão e risadas entre os brasileiros e os anfitriões.


Em seguida os alunos mergulharam em aulas de programação em Python, machine learning e desenvolvimento de projetos. As dinâmicas em sala de aula estão sendo conduzidas pelo professor Avinash Kumar, que aposta em uma metodologia participativa, chamando alunos e professores para apresentarem seus códigos e explicarem seu raciocínio.

“Esses estudantes vieram do Brasil para a Coreia tanto para aprender programação em Python como também para viver o intercâmbio cultural. Eles são brilhantes. Eu os desafio bastante, mas isso é ótimo para o futuro deles, porque são os blocos de construção do Brasil”, destacou o professor.

A Estudante do Liceu Parnaibano, Ana Beatriz Freitas, ressaltou como essa abordagem tem sido transformadora. "No terceiro dia de aula, saímos do básico de Python para iniciarmos conteúdos de inteligência artificial e atividades que desenvolvem nosso raciocínio lógico em pequenos projetos. A gente precisa explicar em português para a turma o que estamos fazendo, o que desenvolve ainda mais a nossa oratória e confiança", explicou.


Para Camila Santiago, aluna do Ceti Professora Angelina Mendes Braga, em Pedro II, a base técnica conquistada tem sido fundamental para o aprendizado. “As aulas estão sendo uma imersão completa. Reforçamos os conteúdos que já conhecíamos, mas também estamos aprofundando novos conceitos. Essa vivência está ampliando muito nossa visão.”

A Korea IT, fundada em 1998, foi a primeira faculdade coreana especializada em Tecnologia da Informação e é reconhecida nacionalmente pela formação de profissionais que ocupam cargos estratégicos no setor de TI do país.

Roteiro cultural e histórico

Além do aprendizado técnico, a programação do intercâmbio também inclui uma imersão na rica cultura coreana. Os estudantes já fizeram um passeio pelo Rio Han, provaram a comida coreana e têm na agenda visitas a parques, palácios históricos, mercados tradicionais e museus.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que o Seduckathon mostra para os alunos da rede pública estadual que é possível, com dedicação e educação, romper barreiras e realizar sonhos. 


“Estamos com um grupo de Estudantes na Coreia do Sul e outro na Alemanha e um grupo que retornou de Portugal. Ainda haverá os embarques das equipes que vão para os Estados Unidos, China e Singapura. O Seduckathon é transformador e amplia horizontes para milhares de jovens piauienses", destaca o gestor. 

Ele reforçou ainda o impacto social da iniciativa. “Queremos que esses jovens voltem não apenas com conhecimento técnico, mas com uma visão de mundo ampliada, preparados para liderar mudanças em suas comunidades”, completou Bandeira.

O Seduckathon integra o programa de intercâmbio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc, que busca premiar talentos, ampliar horizontes e conectar a educação piauiense ao cenário internacional da ciência e tecnologia. Nesta edição 130 estudantes e 26 professores da rede estadual irão para experiências educacionais em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. Este ano, 9 mil estudantes participaram com projetos e os melhores foram selecionados para representar o Piauí no exterior.

Outras Notícias

Notícias
12/09/2025

Seduc e ONEE mobilizam estudantes do Ceti Cristino Castelo Branco para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Notícias
12/09/2025

Estudantes Seduc iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul

Notícias
11/09/2025

Estudantes do Piauí estreiam nos Jogos da Juventude com apoio da Seduc, que garante passagens a todos os atletas do Estado

Notícias
10/09/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta experiência pioneira no ensino de Inteligência Artificial em evento promovido pelo Todos pela Educação

Notícias
10/09/2025

Seduc paga bolsas de monitoria e estágio a cerca de 5 mil estudantes e fortalece permanência escolar no Piauí

Notícias
09/09/2025

Com jogos e desafios, estudantes Seduc se preparam para o Enem e o Saeb em revisão gamificada