O Piauí iniciou sua participação na maior competição escolar do país com uma delegação histórica. Mais de 200 estudantes-atletas e técnicos desembarcaram em Brasília para disputar os Jogos da Juventude 2025, que seguem até 25 de setembro reunindo jovens de todas as regiões do Brasil.
Mais uma vez, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) com apoio da Secretaria dos Esportes (Secepi), assegurou as passagens aéreas de todos os atletas piauienses, independentemente da rede de ensino a que pertencem. Estudantes das escolas públicas estaduais, municipais, federais e também da rede privada viajaram juntos para representar o Estado, consolidando uma das maiores delegações já formadas pelo Piauí.
Foto: Ascom
SECEPI
No primeiro bloco da competição, 50 atletas piauienses competem em modalidades como atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, esgrima, tiro com arco e tênis de mesa. Entre eles está Sofia Alencar Ribeiro, estudante do CETI Verônica Celestino Dias, em Campo Alegre do Fidalgo, que celebrou sua participação na prova de ciclismo. “A prova de potência máxima é difícil, mas também muito divertida. Estou muito feliz por representar o meu Estado mais uma vez”, contou.
No ciclismo masculino, Igor Luiz da Silva Sousa, do CETI Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, destacou a experiência. “As expectativas são as melhores. Está sendo incrível participar dos Jogos e quero dar o meu melhor pelo Piauí”, disse o estudante-atleta.
Foto: Ascom
SECEPI
Ao todo, 127 alunos da rede estadual conquistaram vagas em modalidades individuais e coletivas, mais que o dobro da edição de 2024. Somados aos demais, o Estado marca presença em Brasília com protagonismo e diversidade.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o impacto da iniciativa. “Ao garantir as passagens de todos os atletas, mostramos que acreditamos no esporte como ferramenta de transformação. Queremos que cada jovem, independentemente da rede de ensino, tenha a chance de competir, aprender e se inspirar. O esporte educacional é um caminho para o futuro e o Piauí está investindo para que nossos estudantes sigam cada vez mais longe”, afirmou.
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude reúnem em Brasília mais de cinco mil atletas de 15 a 17 anos das 27 unidades da Federação. Além das disputas, o evento promove o encontro dos estudantes com ídolos olímpicos como Rosângela Santos, Bruninho, Beatriz Souza e Ketleyn Quadros, que compartilham experiências e inspiram as novas gerações.