Ícone buscar

Seduc abre mais de 200 vagas em cursos de qualificação para mulheres em vulnerabilidade social no Piauí

  • Maria Luiza Barreto
  • 08/09/2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou edital que abre 247 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra o Programa Mulheres Mil, dentro do Pronatec, e busca promover empoderamento, cidadania e inserção no mercado de trabalho.

Podem participar mulheres a partir de 16 anos, pertencentes a diferentes grupos sociais, como quilombolas, mulheres do campo, acolhidas em comunidades terapêuticas, atendidas pela Casa da Mulher Brasileira, condutoras de veículos de tração animal, entre outros perfis em condição de vulnerabilidade econômica.


As formações têm carga horária de 192 horas, em formato presencial, e abrangem áreas de grande demanda no mercado local: Salgadeira, Maquiadora, Artesã de Biojoias e Horticultora Orgânica. As aulas começam em 23 de setembro nos municípios de Teresina, Coronel José Dias e Dom Inocêncio.

O processo de inscrição é simples e gratuito. As candidatas devem comparecer pessoalmente a um dos pontos credenciados entre os dias até o dia 12 de setembro, levando RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, quando necessário, documentos que comprovem o pertencimento ao grupo identitário. Para menores de idade, é exigida autorização do responsável. A seleção ocorre por ordem de chegada.

Os locais de inscrição em Teresina são o Instituto Clube do Mafrense, Memorial Casa Maria Sueli, Casa da Mulher Brasileira, Comunidade Terapêutica Luz e Vida e Assentamento Manoel do Morro. Já no interior, o atendimento será feito na Casa Rosa, em Coronel José Dias, e no Quilombo Poço dos Cachorros, em Dom Inocêncio.

As participantes terão direito a uma Bolsa-Formação de R$ 480, paga em duas parcelas, condicionada à frequência e à conclusão do curso. O resultado final das matrículas será divulgado no dia 17 de setembro. Apenas as alunas que atingirem no mínimo 75% de frequência receberão certificação ao final da formação.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do programa para transformar a realidade dessas mulheres. “A Educação Profissional é um caminho para a transformação. Por meio do programa, essas mulheres não apenas adquirem conhecimentos técnicos, mas também encontram apoio e fortalecimento para mudar suas realidades e contribuir para a evolução de suas comunidades”, afirmou.

Com vagas distribuídas em diferentes cidades, o Mulheres Mil reforça o compromisso do Estado em garantir inclusão social por meio da educação profissional. Mais do que aprender uma nova profissão, as alunas passam a ter uma chance concreta de gerar renda, fortalecer sua autoestima e abrir novos caminhos para suas famílias.

Confira o Edital

Outras Notícias

Notícias
08/09/2025

Seduc abre mais de 200 vagas em cursos de qualificação para mulheres em vulnerabilidade social no Piauí

Notícias
07/09/2025

Escolas da Seduc participam de Desfile Cívico de 7 de Setembro na avenida Marechal Castelo Branco

Notícias
06/09/2025

Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí reforça políticas educacionais de valorização da diversidade e combate ao racismo

Notícias
06/09/2025

Estudantes Seduc iniciam intercâmbio de inovação e cultura na Alemanha

Notícias
05/09/2025

“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul

Notícias
05/09/2025

“Voltei a sonhar”: Seduc paga bolsas do Alfabetiza Piauí e transforma vidas de jovens e adultos