“É uma emoção enorme, parece até um sonho. Acho que só vou entender de verdade quando chegarmos na Coreia do Sul”. O depoimento da estudante Vitorya de Melo Soares, do CETI José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, traduz a ansiedade e a expectativa que tomaram conta de alunos e familiares momentos antes do embarque no aeroporto de Teresina, nesta quinta-feira (4) rumo à Coreia do Sul.
O grupo de 20 estudantes e 4 professores da rede pública do Piauí foram vencedores no Seduckathon 2025 e agora vivenciarão o intercâmbio na Korea Vocational College of Information and Technology (Korea IT). São alunos dos CETIs Liceu Parnaibano (Parnaíba), José Narciso da Rocha Filho (Piripiri), Professora Angelina Mendes Braga (Pedro II) e Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso (Valença-PI).
Na despedida à filha Vitorya, o sentimento é de orgulho. Para Marcos Soares, a dedicação da filha sempre foi motivo de inspiração. “Ela é muito estudiosa e sempre foi ligada à tecnologia. Ver essa conquista é um orgulho”. Já a mãe, Socorro Soares, falou com lágrimas nos olhos. “É um sonho que ela realiza, mas para mim, como mãe, é ainda mais gratificante. Agradeço a todos por essa oportunidade”, contou.
Outro sentimento presente no embarque dos jovens foi ansiedade por novas experiências, como relata a estudante Alicia dos Santos Sousa, do CETI Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, de Valença-PI. “Quero conhecer toda a tecnologia aplicada nos estudos e experimentar a culinária de lá”, revelou.
O pai, Wellington Avelino, destacou o orgulho e a alegria de ver a filha única realizar um sonho. “O intercâmbio vai somar para o futuro. Sempre apoiei a Alicia e agora vejo que todo o esforço dela nos estudos valeu a pena”, disse emocionado.
Educação que conecta o Piauí ao mundo
No Korea IT, os intercambistas terão aulas de programação, machine learning e desenvolvimento em Python, com metodologias adaptadas ao ensino médio. A imersão também inclui visitas a palácios históricos, mercados tradicionais, museus e parques, garantindo uma experiência completa de aprendizado e vivência cultural.
Representando o Secretário Washington Bandeira, o superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, destacou o impacto da iniciativa. “Hoje temos, simultaneamente, 55 alunos vivenciando intercâmbio em diferentes países. O objetivo é mostrar para toda a rede que é possível, através da dedicação aos estudos e à tecnologia, conquistar novas oportunidades. Esse programa é transformador e amplia horizontes para milhares de jovens piauienses”, disse.
Seduckathon 2025
O grupo que embarcou para a Coreia do Sul integra o programa de intercâmbio educacional da Seduc, que vai levar ao todo 130 estudantes e 26 professores da rede estadual para experiências em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. Somente no Seduckathon, 9 mil estudantes participaram com projetos e os melhores foram selecionados para representar o Piauí no exterior.
Apoiado integralmente pelo Governo do Estado do Piauí, o programa oferece aos estudantes e professores kits de viagem com notebooks, malas, roupas e cadernos, além de passagens, hospedagem, alimentação, seguro, passaporte e visto.