Com jalecos e cadernos nas mãos, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do CETI Desembargador Vidal de Freitas, em Picos, transformaram a sala de aula em uma clínica. A atividade fez parte de uma aula prática de Biologia sobre doenças que podem ser herdadas de pais para filhos.
Com a ajuda da professora Antônia Ana dos Santos e organizados em equipes, os estudantes pesquisaram doenças como hemofilia, síndrome de Down, eritroblastose fetal e síndrome de Patau.
Eles apresentaram os sintomas, formas de diagnóstico, possibilidades de tratamento e explicaram como seria a rotina de uma família com um paciente nessas condições. Para deixar a experiência mais real, usaram bonecos que representavam bebês em atendimento.
Para encerrar a atividade, os estudantes do Ceti apresentaram, na quarta-feira (3), o resultado do trabalho para mais de 60 colegas convidados de outras escolas da rede estadual de Picos. Além das apresentações, os alunos responderam perguntas e realizaram jogos para facilitar a troca de conhecimentos.
O grupo da estudante Karoliny Costa dos Santos apresentou o estudo de caso de eritroblastose fetal. Para ela, a experiência foi além do aprendizado de sala de aula. “A gente saiu da rotina e nos aprofundamos muito no estudo. Eu adorei! Foi como se a gente tivesse vivendo realmente o momento, em uma clínica”, disse.
Para a aluna Monique Alice Pereira Santos a atividade foi interessante e de muito aprendizado. “Foi um aprendizado dinâmico, tivemos uma troca com os outros alunos e conseguimos assimilar ainda mais o conteúdo”, afirmou.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a atividade é um exemplo de como o ensino em tempo integral possibilita práticas mais inovadoras. “Os professores têm mais espaço para desenvolver atividades diferentes, que colocam o estudante no centro do aprendizado e fortalecem o protagonismo dos alunos”, destacou.
A iniciativa ajuda os jovens a desenvolverem habilidades importantes, como aprender a trabalhar em grupo, tomar decisões e resolver problemas. Mais do que decorar conteúdos, eles compreendem como a ciência está presente no dia a dia e de que forma pode melhorar a vida das pessoas.