O Programa Piauí Saúde Digital na Escola já realizou 1.549 atendimentos garantindo que alunos e servidores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) tenham acesso gratuito à médicos e especialistas sem precisar sair do ambiente escolar. Até o mês de agosto, a iniciativa registrou 1.070 consultas de clínico geral e 479 de especialistas.
Implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesapi), o programa ampliou o número de escolas atendidas passando de 32 unidades em julho de 2025 para 78 escolas com salas ativas. Presente em mais de 30 municípios piauienses, a meta é alcançar todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual até o fim do próximo ano.
Foto: Letícia
Santos
Saúde inclusiva e moderna dentro das escolas
O Programa Saúde Digital na Escola evita deslocamentos de estudantes e servidores para outras cidades, garantindo mais comodidade, rapidez e acompanhamento contínuo.
Em salas equipadas nos CETIs, eles acessam consultas de clínico geral sem agendamento via telemedicina. A partir desse primeiro contato, são direcionados para especialistas, com agendamento facilitado.
Ketlin Raíza, estudante da 1ª série do Ensino Médio do CETI Raimundinho de Andrade, em Campo Maior, é uma das beneficiadas com o atendimento médico de fácil acesso. “Com o programa consigo realizar as consultas com mais privacidade incluindo o atendimento com psicólogo. Isso tem me ajudado bastante no meu processo de acompanhamento e trouxe uma melhora significativa no meu rendimento”, destacou.
Para Jonathan Rafael, estudante do CETI Solange Sinimbu Viana Área Leão, em Teresina, o programa tem feito a diferença. “Gostei muito do atendimento por não ter longas filas e o profissional nos passar segurança. Somos tratados com mais atenção e cuidado e, isso, realmente faz a diferença”, acrescentou.
Compromisso com o bem-estar na rede estadual
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o programa reforça o compromisso do Governo do Estado com uma política pública que integra inovação, saúde e educação de forma estratégica.
“O Piauí Saúde Digital na Escola é um marco para a nossa rede, pois amplia o cuidado com os estudantes, professores e servidores, garantindo bem-estar e condições para que todos se desenvolvam melhor. A nossa meta é garantir tanto o conhecimento quanto a qualidade de vida dentro das nossas escolas”, afirmou o gestor.
Foto: Letícia
Santos
Atuando como uma política que promove o bem-estar e a inclusão de estudantes, professores e servidores da rede estadual de ensino, o Programa Saúde Digital na Escola oferece consultas em 14 especialidades médicas, incluindo Psicologia, Nutrição, Ortopedia, Neurologia, Ginecologia, Psiquiatria, Pediatria, Endocrinologia e Cardiologia garantindo, assim, o acesso à medicina de qualidade.