Foto: Divulgação / Secepi
Mais de 200 estudantes-atletas do Piauí vão disputar competições nacionais em 2025 com passagens aéreas custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). A medida assegura a participação de jovens de todas as redes de ensino, ampliando o acesso ao esporte educacional.
A primeira etapa será os Jogos da Juventude, de 10 a 25 de setembro, em Brasília. Em seguida, os piauienses competirão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e nas Paralimpíadas Escolares.
Da rede estadual, 127 atletas se classificaram para as fases nacionais em modalidades individuais e coletivas. Somados aos de escolas municipais, federais e privadas, o Estado terá uma das maiores delegações já formadas para essas competições.
O estudante Marcos Junio, integrante do time de futsal masculino, categoria Infanto, do CETI Doroteu Sertão, de Oeiras, comemorou a conquista e destacou a importância do apoio recebido. “Representar nossa escola e chegar à fase nacional é a realização de um sonho. O título mostra que o esforço nos treinos e, principalmente, o apoio que recebemos da Seduc estão valendo a pena. Agora é focar nos Jogos da Juventude”, afirmou.
O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o apoio logístico garante igualdade de oportunidades. “Os estudantes levam o nome do Piauí ao cenário esportivo nacional e retornam com experiências que fortalecem a formação pessoal e acadêmica”, afirmou.