Castelo do Piauí foi o destino do roteiro do Projeto Turismo Escolar na última sexta-feira (29). Ao todo, 44 estudantes e professores do CETI Mário Martins, de Picos, participaram de uma experiência educativa que uniu história, cultura e ciência e em um dos cenários de belezas imponentes.
O percurso incluiu visita aos principais pontos turísticos e científicos do município. O grupo iniciou a programação pela Pedra do Castelo que é cartão-postal da cidade com suas treze formações rochosas interligadas. Além de inspirar o nome da cidade, o local é palco de lendas, religiosidade e estudos interdisciplinares.
Na sequência, os alunos conheceram a área de extração mineral que se tornou referência pela formação em formato de pirâmide, e a localidade Picos dos André, onde visitaram sítios arqueológicos com algumas das maiores concentrações de arte rupestre do Piauí.
A história de uma onça lendária que teria deixado sua marca em uma pedra da região chamou a atenção da aluna Isadora Nascimento. Ela destacou o quanto a visita ampliou seu olhar sobre a cultura local. “Eu nunca tinha conhecido Castelo do Piauí e essa experiência mudou muito a forma de como eu vejo o estado. Abriu meus olhos para pesquisar nossas riquezas, culturas e lendas”, disse.
Já o estudante Yarle Correia ressaltou o aprendizado proporcionado pela arte rupestre. “O que mais me chamou a atenção foram as pinturas e as histórias contadas. O Piauí possui muitas riquezas para serem exploradas pelos estudantes. Foi uma experiência única e o Estado deve sempre promover mais viagens como essa”, afirmou.
Turismo Escolar
A partir do Projeto Turismo Escolar, uma parceria entre e Secretaria da Educação (Seduc) e a de Turismo (Setur), os estudantes da rede estadual estão conhecendo de perto a história, a cultura, a ciência e as riquezas naturais do Piauí. Em 2025, o programa dobrou o número de beneficiados e ampliou os roteiros em todas as regiões do estado, contemplando patrimônios históricos, sítios arqueológicos, museus, parques e manifestações culturais.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto da iniciativa na formação dos estudantes: “O Turismo Escolar proporciona um novo olhar sobre a valorização das nossas riquezas e desperta nos jovens o orgulho de ser piauiense. Todas as vivências são transformadas em conteúdo a ser explorado em sala de aula, o que fortalece a educação integral dos nossos jovens” lembrou.
Todo o registro da vivência será transformado em conteúdo audiovisual e videocasts para o Canal Educação, servindo como material complementar ao currículo da rede estadual.