O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram nesta sexta-feira, 29 de agosto, a reconstrução do Centro Estadual de Tempo Integral Santa Fé, no bairro Areias, zona sul de Teresina. A nova estrutura recebeu mais de R$ 2,7 milhões em investimentos e já se tornou motivo de orgulho para estudantes, professores e famílias da comunidade.
A antiga construção deu lugar a um prédio moderno e acolhedor. São salas de aula climatizadas, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, refeitório, vestiários, sala de Atendimento Educacional Especializado e a Sala Piauí Saúde Digital. Uma subestação de energia foi instalada para garantir o pleno funcionamento dos novos equipamentos.
Fundada em 2005, a escola iniciou este ano o modelo de tempo integral. Além do ensino médio regular, oferece curso técnico em Agente Comunitário de Saúde e, na Educação de Jovens e Adultos, curso técnico em Administração.
O Governador Rafael Fonteles destacou o compromisso do Estado com a universalização da Educação em Tempo Integral. “Estamos entregando uma escola completamente reestruturada. O investimento garante melhores condições de aprendizagem para os estudantes, com laboratórios, salas climatizadas e espaços adequados à formação integral”, afirmou.
O Secretário Washington Bandeira lembrou que Teresina já conta com mais de 20 escolas entregues no padrão de Tempo Integral e todas as unidades de ensino da capital são climatizadas. “Elevamos a educação do Piauí, que atualmente é destaque nacional e até internacional, e essas melhorias estruturais e pedagógicas vão fortalecer ainda mais a qualidade da nossa educação pública”, destacou.
Emocionada a gestora do CETI, Isabel Amorim, lembrou da trajetória da escola. “Eu lembro quando entrei aqui pela primeira vez, que era um prédio antigo, onde já havia funcionado uma cadeia pública, um mercado e agora, aqui novamente, vejo um novo capítulo e uma nova história para o CETI Santa Fé. Agradeço muito o Governador Rafael e o Secretário Washington por acreditar na educação. Essa nova estrutura é um presente para a comunidade”, disse.
Entre os estudantes, o sentimento era de entusiasmo. Kariny Silva, aluna da 3ª série do ensino médio, falou da importância da biblioteca. “Esse novo espaço é muito importante tanto para os alunos, como para os professores e todos que trabalham aqui. Dá mais vontade de ficar na escola e estudar mais”, contou.
A colega Isabel Macedo Maia comemorou os novos laboratórios. “Vamos aprender muito mais com aulas práticas e ter oportunidade de aprender de um jeito diferente. A escola está impecável e estamos felizes em poder usufruir dessa nova estrutura que ainda foi toda climatizada”, afirmou.
A transformação também foi reconhecida pelas famílias. A dona de casa Rosa Oliveira, mãe do estudante Manoel Filho, fez questão de acompanhar a inauguração. “Ver meu filho estudando em um lugar assim me enche de alegria. A estrutura está maravilhosa e sinto que ele vai ter muito mais oportunidades. Estou muito satisfeita com o que a escola pública oferece hoje”, declarou.