SERVIÇO À IMPRENSA
Pauta: Embarque das equipes vencedoras do Seduckathon
Data: Sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella
Endereço: Avenida Centenário, Bairro Aeroporto, Teresina – PI
O sonho do intercâmbio começa a se tornar realidade para estudantes da rede pública estadual. Nesta sexta-feira (29), às 14h, do Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, parte o grupo que conquistou destaque no Seduckathon 2025 e agora embarca para a Alemanha, onde vivenciará uma experiência única de aprendizagem, inovação e intercâmbio cultural.
A delegação é formada por dez estudantes premiados com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática, além do time de Tecnologia da Informação do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, de Fronteiras-PI, que conquistou o 4º lugar no desafio com o projeto OLIMPATH: Aplicativo de preparação para Olimpíadas.
Para muitos, essa será a primeira experiência fora do país e até mesmo a primeira vez em um avião. Entre os alunos premiados está Wylana Gabryelly dos Santos Nunes, do CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, que aguarda ansiosa o início do intercâmbio. “Estou muito feliz com essa oportunidade conquistada. É uma experiência única, que vai agregar novos conhecimentos e me aprofundar na cultura alemã”, contou.
Alemanha como destino da inovação
Na Alemanha, a formação será conduzida por profissionais do MotionLab.Berlin, um dos principais hubs de inovação e prototipagem da Europa, em parceria com o TUMO Portugal. Os estudantes irão mergulhar nas áreas de impressão 3D, design de produto com materiais sustentáveis, processos de inovação, Design Thinking, carpintaria e metalurgia.
A programação inclui oficinas especializadas, workshops técnicos, espaços de coworking e uma forte conexão com a indústria e o setor empresarial, ampliando a visão dos jovens sobre tecnologia, criatividade e empreendedorismo.
Premiado por desempenho, Luís Fernando de Oliveira Leite, estudante do CETI Pedro Coelho de Resende, de Boa Hora-PI, ressalta a oportunidade de ampliar seu repertório cultural. “A expectativa é de conhecer uma nova cultura, uma nova língua e enriquecer o nosso currículo. A área de tecnologia e inovação me fascina desde criança, então ter essa oportunidade fruto dos meus estudos é contagiante”, conta empolgado.
O intercâmbio integra um programa pioneiro que levará, ao todo, 130 estudantes da rede pública piauiense para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. Todo o suporte logístico incluso: passagens, hospedagem, alimentação, passaporte, visto, seguro e acompanhamento pedagógico é garantido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa reflete a transformação vivida pela rede pública estadual. “O intercâmbio é mais uma iniciativa da gestão do Governador Rafael Fonteles que vem promovendo uma verdadeira revolução na educação do Piauí. Os alunos Seduc terão na Alemanha oportunidades que unem prática, inovação e protagonismo para que eles alcancem todo o seu potencial”, pontuou