Ícone buscar

FestLuso na Escola leva oficina ao CETI Solange Viana e amplia programação cultural para estudantes da rede estadual

  • Willame Lucas
  • 27/08/2025


Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado no bairro Promorar, em Teresina, participaram, nesta quarta-feira (27), da oficina “Descobri-quê?”, como parte da programação do FestLuso na Escola. 

A atividade reuniu 25 jovens da rede estadual e os artistas Dori Nigro e Joyce Souza, que trouxeram uma abordagem crítica sobre a colonização portuguesa, as resistências históricas e os impactos ainda presentes na sociedade.


Alice Ferreira, estudante do Ensino Médio, destacou como a oficina contribuiu diretamente para o aprendizado em sala de aula. “Acredito que a oficina complementa os meus estudos, pois trouxe os conteúdos que discutimos na sala de aula de uma forma dinâmica. Foi muito interessante”, destacou.

Já o aluno Luís Eugênio Castro ressaltou o papel do Grêmio Estudantil na ampliação desse debate dentro e fora da escola. "A oficina teve um impacto positivo para que os estudantes conheçam mais sobre ancestralidade e tudo sobre o legado da vivência negra no nosso país”, afirmou.


A oficina faz parte do projeto “FestLuso na Escola”, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), que está levando espetáculos, oficinas e debates diretamente para o cotidiano escolar, ampliando horizontes e aproximando os jovens da arte.

Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, a parceria com o FestLuso reforça o compromisso da rede estadual com uma educação integral que alia conhecimento acadêmico e o incentivo à expressão artística. “Ao levar o FestLuso para dentro das nossas escolas, estamos garantindo que os estudantes tenham acesso a experiências que ampliam horizontes e contribuem para a formação de cidadãos conscientes, preparados para transformar a sociedade”, destacou o gestor.

Segundo o curador do FestLuso, Francisco Pellé, a iniciativa reforça o compromisso de democratizar o acesso ao teatro e integrá-lo à educação. “Propomos essa parceria com a Secretaria de Educação, que prontamente aceitou aproximar o fazer teatral da escola. Isso é importante para a formação da nossa juventude e para entender o mundo ao seu redor”, explicou.

Programação do FestLuso segue até sexta (29)

Ao longo da semana, mais de 600 estudantes da rede estadual terão contato com espetáculos de teatro, música, dança e narrativa. As apresentações e palestras acontecem em diferentes espaços culturais de Teresina, com grupos do Brasil, Moçambique e Portugal.


De 25 a 27/08, das 14h às 17h: 

  • Oficina com o grupo Trupe Motim de Teatro (Ceará). Local: Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos.
  • Quinta (28/08) – 17h: Espetáculo Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo – Trupe Motim de Teatro (Ceará). Local: Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos.
  • Sexta (29/08) – 15h: Espetáculo Nos Tempos de Gungunhana – Klemente Tsamba (Moçambique/Portugal). Local: Teatro Barítono Raimundo Pereira.

Outras Notícias

Notícias
28/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram novas obras da educação na zona sul de Teresina nesta sexta (29)

Notícias
27/08/2025

FestLuso na Escola leva oficina ao CETI Solange Viana e amplia programação cultural para estudantes da rede estadual

Notícias
27/08/2025

Em Uruçuí, Seduc leva tecnologia, inclusão e compromisso com a alfabetização para o "Diálogos pelo Piauí"

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa