Ícone buscar

Em Uruçuí, Seduc leva tecnologia, inclusão e compromisso com a alfabetização para o "Diálogos pelo Piauí"

  • Willame Lucas
  • 27/08/2025

Uruçuí recebe, entre os dias 28 e 30 de agosto, a 7ª edição do Diálogos pelo Piauí. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa com uma arena de serviços que une inovação tecnológica, práticas educacionais e compromisso com a alfabetização em todas as fases da vida.


O espaço da Seduc será marcado por atividades culturais protagonizadas por estudantes do Programa Alfabetiza Piauí, como recital de poesias, apresentações musicais e a participação de estudantes atendidos pelo programa.

Além disso, os visitantes terão acesso a demonstrações práticas dos cursos técnicos em Enfermagem e Agricultura e a Busca Ativa para o Programa Alfabetiza Piauí, política do Governo do Estado que garante alfabetização de jovens, adultos e idosos com acompanhamento pedagógico e apoio financeiro.

Inovação e Inteligência Artificial

Outro destaque da participação da Seduc é a oficina de Inteligência Artificial, que possibilita ao público vivenciar experiências com óculos de Realidade Virtual e Aumentada. A atividade apresenta fundamentos da IA de forma lúdica e interativa, aproximando a comunidade das tecnologias presente nas escolas da rede estadual.

Primeira Infância e Pacto pelas Crianças

Em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, a Secretaria apresenta o Kit Mobiliário Creche, composto por 23 itens que estruturam ambientes de aprendizagem para a Primeira Infância, distribuídos aos municípios por meio do regime de colaboração. O estande também será espaço de acolhimento, aprendizado e troca de experiências, com oficinas de leitura, pintura, desenho e escrita.

Entre as atividades, estão a contação de histórias baseada no método do Círculo de Cultura, a oficina de confecção das bonecas Abayomi e a Plenarinha, roda interativa onde crianças dialogam sobre seus direitos de forma lúdica.

“Do acolhimento na alfabetização de jovens, adultos e idosos à oferta de tecnologia de ponta para estudantes, a Seduc reafirma seu compromisso com um Piauí mais justo, inclusivo e preparado para o futuro”, destacou o Secretário Washington Bandeira.

Diálogos pelo Piauí

O Diálogos pelo Piauí em Uruçuí será realizado na Praça Santo Antônio, das 8h às 17h, reunindo mais de 35 ações gratuitas para a população. A programação envolve capacitações, oficinas técnicas e feira de serviços ofertados por órgãos como ADH, Badespi, Sesapi, Sasc, Seid, Semarh, Investe Piauí, Defensoria Pública, Sebrae, SSP, Ouvidoria Geral e Seduc.

Outras Notícias

Notícias
27/08/2025

FestLuso na Escola leva oficina ao CETI Solange Viana e amplia programação cultural para estudantes da rede estadual

Notícias
27/08/2025

Em Uruçuí, Seduc leva tecnologia, inclusão e compromisso com a alfabetização para o "Diálogos pelo Piauí"

Notícias
26/08/2025

Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Notícias
25/08/2025

Turismo Escolar leva estudantes de Boqueirão do Piauí a uma imersão no Parque de Sete Cidades

Notícias
25/08/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Notícias
25/08/2025

Seduckathon: Quinze estudantes Seduc embarcam nesta sexta-feira (29) para intercâmbio na Alemanha