Mais um grupo de estudantes da rede pública estadual do Piauí se prepara para viver uma experiência internacional inédita. Na próxima sexta-feira (29), quinze alunos e três professores embarcam para Berlim, onde participarão de um intercâmbio de 30 dias no MotionLab.Berlin, um dos principais hubs de inovação da Europa.
O grupo é formado por estudantes do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras, e por dez alunos com as melhores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre de 2025.
Durante a imersão, os piauienses terão acesso a um ambiente de alta tecnologia e criatividade, com atividades que vão de impressão 3D e design de produtos com materiais sustentáveis até metodologias como Design Thinking. O programa também contempla visita a empresas e workshops a fim de desenvolverem um portfólio de competências e habilidades sobre desenho e inovação de produtos, storytelling e desenvolvimento industrial.
A estudante Ana Cardoso, do Ceti João Henrique, destaca a importância dessa oportunidade. “Acredito que vamos voltar transformados. Além de aprofundar nossos conhecimentos em tecnologia, teremos a chance de conhecer um país com uma história rica e uma cultura vibrante”, afirmou.
Já a equipe do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, da cidade de Fronteiras, que conquistou o quarto lugar no Seduckathon 2025, vive a expectativa de romper barreiras que, até pouco tempo, pareciam distantes da realidade do município.
Para o estudante Klévisson de Oliveira, o intercâmbio representa uma oportunidade única. “Nossa expectativa é extremamente positiva. Essa viagem é uma chance valiosa para nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Espero aprender muito sobre programação e viver experiências que vão marcar minha trajetória”, destacou.