Ícone buscar

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

  • Willame Lucas
  • 23/08/2025

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) estão participando da 3ª edição do Cajuína Geek, o maior evento geek de Teresina, que acontece no Sesc Cajuína, com o tema “Inteligência Artificial, emoção real”. Game educativo, produções audiovisuais e projetos literários desenvolvidos pelos alunos serão apresentados ao público do evento. 


Arena Tech: inovação estudantil

O protagonismo estudantil ganha destaque na Arena Tech, onde está sendo apresentado o game educativo “Polyglot”, desenvolvido por alunos do CETI Maria Modestina Bezerra (Teresina). A iniciativa mostra como o ensino de inteligência artificial, presente em todas as escolas da rede, já está gerando resultados importantes. 

O estudante João Gabriel, um dos desenvolvedores da tecnologia, conta que o projeto envolve o uso de inteligência artificial em todas as suas etapas. “O jogo simula experiências de viagem e conversação em diferentes idiomas, contribuindo para o aprendizado de idiomas de maneira natural e  dinâmica”, afirma.


Cinema: criatividade audiovisual

As ideias criativas que viraram filmes também estão no Cajuína Geek. O projeto Cinema na Escola Seduc leva ao público curtas-metragens produzidos por estudantes do Curso Técnico em Audiovisual de cinco escolas da rede estadual.

As sessões de cinema têm como exibição os filmes:

Cinara – CETI Professor João Mendes O. de Melo (Premen Norte – Teresina)

A Bomba Assassina – CETI Polivalente Lima Rebelo (Parnaíba)

Ela me Rio – CETI Djalma Nunes (Floriano)

Os Estranhos Casos de Bom Jesus – CETI José Lustosa Elvas Filho (Bom Jesus)

Sigam-me – CETI Petrônio Portela (Picos)

Clube de Leitura: leitura e imaginação

Na Biblioteca, o protagonismo literário dos estudantes será evidenciado com apresentações de projetos de Clubes de Leitura da rede, que incentivam o hábito da leitura e o diálogo crítico entre alunos e professores. Os alunos irão compartilhar os projetos desenvolvidos nas bibliotecas das escolas: Literarte, do CETI João Henrique de Almeida Sousa; Ataliba, o Vaqueiro, do CETI Maria Modestina Bezerra; e Leitura em Qualquer Canto, do CETI Fontes Ibiapina.


Estudante do CETI João Henrique de Almeida Sousa, Letícia Maria explica que o tema abordado no Projeto Literarte 2025 é a Ditadura Militar. “Este ano, o fim da Ditadura Militar completa 40 anos e pensamos que seria uma boa ideia retratar este período da história brasileira, envolvendo literatura e resistência. É uma forma de nunca mais esquecermos o que foi a Ditadura Militar para que ele não se repita hoje em dia”, detalhou a aluna. 

A Seduc leva ao evento um público de mais de 700 estudantes da rede estadual de Teresina que terão contato direto com programação diversificada, unindo games, animes, tecnologia, K-pop, concursos de cosplay, oficinas, palestras e feira geek. O público conhecerá mais sobre o ensino de IA presente nas escolas da rede estadual e as atividades de inovação que transformam as experiências dos estudantes.


A participação ativa em diferentes espaços de tecnologia, audiovisual e literatura destaca a inovação, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. “Nossos estudantes estão levando ao Cajuína Geek os conteúdos de inteligência artificial, games, audiovisual e literatura. Tudo que está presente no seu cotidiano nas escolas e que os prepara para o futuro”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
12/12/2025

Do Piauí para o mundo: Secretário Washington Bandeira recepciona estudantes intercambistas que retornam da China e dos EUA neste sábado (13)

Notícias
11/12/2025

No aniversário de Picos, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do Ceti Marcos Parente

Notícias
10/12/2025

Gincana Cultural do Ceti Oka Ka Inaminanoko celebra saberes e cultura indígena

Notícias
10/12/2025

Seduc divulga resultado final de seleção para Coordenadores Regionais do PPAIC

Notícias
09/12/2025

Seduc realiza Encontro de Professores Formadores Trilha SAEB de Língua Portuguesa

Notícias
09/12/2025

Na Expoapi, Seduc apresenta projetos tecnológicos criados por estudantes e destaca revolução educacional nas Escolas