Ícone buscar

Governo lançara edital para Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil

  • 25/07/2013

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura lançará, no dia 06 de agosto, edital para o Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil TEDI. A duração do curso será de 600 horas para profissionais do nível fundamental e 1200 horas para o nível médio.

O objetivo é formar profissionais técnicos de nível de ensino médio que assumam, através de uma prática responsável, e com um embasamento teórico básico, o seu papel de técnico em desenvolvimento infantil com domínio da competência didático-pedagógica infantil em consonância de um delicado e importante público alvo: as crianças menores de 5 anos e 11 meses
 
O curso acontecerá através da tecnologia do Programa de Educação com Mediação Tecnológica Mais Saber. "O curso é destinado a professores da rede pública, mas também estará aberto as pessoas da comunidade que tenham interesse em participar" informa Lusimary Veloso, diretora do Programa Mais Saber.
 
Segundo Lusimary, esta iniciativa da SEDUC permitirá a formação de profissionais que poderão exercer suas atividades em diversas áreas e funções especificadas no perfil do profissional. "A SEDUC fez um estudo científico e técnico que permitisse a implementação do curso prático e funcional para o cenário piauiense, que forme educadores infantis com qualidade para lidar com essa importante faixa etária de 0 a 5 anos".
 
De acordo com o consultor Educacional, Benito Almaguer Luaiza, segundo dados oficiais, o Piauí teve em 2012, 132.237 crianças matriculadas em instituições públicas e privadas, destas, 34. 452 nas creches com idades inferior aos 3 anos e 11 meses e 97 785 em pré-escola (4 e 5 anos). "Portanto, o estado de Piauí é o quarto da Federação em cobertura escolar pública para a faixa etária de 0 a 5 anos com um índice de 35,9 matriculadas de cada 100 crianças, superando a média nacional que é só de 29,3, registra".
 
Conforme o professor Benito, nos berçários, nas creches, as denominadas educadoras de creches, ou auxiliares, muitas vezes exercem essas atividades sem uma formação profissional, sem uma preparação científico-tecnológica. "A idéia é melhorar as estatísticas, melhorando a qualidade do ensino, da aprendizagem e da prestação dos serviços nas escolas, pré-escolas, creches e berçários, pois sabemos da importância que tem na vida de um adolescente ou um adulto o período que contempla essa infância de 0 a 5 anos na sua formação", finaliza.

Mais informações
86 3216 4443 / 3216 3313


Outras Notícias

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação