O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou, nesta terça-feira (19), do Congresso das Cidades com uma palestra sobre “A Revolução Educacional no Piauí” e como a rede estadual se tornou referência nacional em políticas educacionais.
Foto: Letícia Santos
Na apresentação, ele destacou a universalização da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral integrada à Educação Profissional e Tecnológica. O modelo inclui disciplinas inovadoras, como Inteligência Artificial, Robótica, Educação Financeira e Empreendedorismo, além de cursos técnicos voltados para áreas estratégicas, como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Energias Renováveis.
Essas iniciativas têm aproximado os estudantes de desafios reais, estimulando a criação de soluções práticas e possibilitando experiências de intercâmbio. Um exemplo é o Seduckathon, maratona de inovação que premiou jovens piauienses com intercâmbio educacional em seis países e reforçou o protagonismo da rede estadual.
Foto: Letícia Santos
Os avanços levaram o Estado a receber o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na categoria Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Piauí foi reconhecido por ter o maior percentual de estudantes pretos e pardos matriculados no ensino médio vinculado à EPT.
“Destacamos os grandes resultados da educação no Piauí e as estratégias que nos permitiram alcançá-los, como a universalização do ensino em tempo integral. Recentemente, conquistamos um prêmio nacional de educação e registramos os maiores saltos do IDEB no país. Isso mostra que a educação no Piauí é prioridade máxima e está transformando vidas e trazendo oportunidades para nosso povo", pontuou o secretário.
Foto: Letícia Santos
Outro eixo apresentado no painel foi o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios. Por meio do Pacto pela Educação, o Piauí é hoje referência em alfabetização na idade certa e em políticas para a primeira infância, em parceria com o programa Pacto pelas Crianças, coordenado pela Primeira-dama, Dra. Isabel Fonteles.
O esforço resultou na conquista do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação. O Piauí registrou ainda o terceiro maior crescimento do País em alfabetização infantil, com sete municípios alcançando 100% e outros 17 superando 95% das crianças alfabetizadas.
“No Pacto pelas Crianças do Piauí, nossas ações se voltam a garantir, qualificar e fortalecer o acesso e a qualidade na educação infantil. Nosso objetivo é aumentar significativamente a escolarização em creches, ampliando o acesso das crianças desde cedo, onde a formação educacional começa”, lembrou o gestor.
Foto: Letícia Santos
Além da palestra, a Secretaria de
Estado da Educação (Seduc) também tem espaço no Congresso das Cidades para
apresentar experiências práticas da rede estadual. Entre os destaques está o
projeto da horta vertical sustentável, orgânica e automatizada, desenvolvido
por estudantes do Ceti Júlia Nunes, do curso técnico em Sistemas de Energia
Renovável. A iniciativa busca reduzir o desperdício de água e reaproveitar
restos orgânicos, unindo tecnologia e sustentabilidade.
Foto: Letícia Santos
A Seduc leva ainda uma Oficina de Inteligência Artificial, mostrando como os estudantes estão utilizando a tecnologia em sala de aula para desenvolver novas soluções e ampliar a aprendizagem.