O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, participou, nesta quarta-feira (6), do Seminário Nacional pela Alfabetização 2025, em Fortaleza (CE). O evento, que segue até quinta-feira (7), reúne especialistas, gestores públicos e pesquisadores para debater estratégias de alfabetização na idade certa.
Com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, o seminário é uma iniciativa da Aliança pela Alfabetização, formada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Destaques do Piauí
Em sua participação, Washington Bandeira reforçou o crescimento expressivo dos indicadores de alfabetização no estado, resultado da articulação entre governo estadual, prefeituras e programas estratégicos, como o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), em parceria com o programa Pacto pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama, Isabel Fonteles.
“O Piauí foi destaque nacional. Tivemos o terceiro maior crescimento percentual do Brasil, com quase 60% das crianças alfabetizadas na idade certa. Superamos a média nacional e a meta estabelecida pelo MEC. Isso é fruto do trabalho conjunto e comprometido com a educação pública de qualidade”, afirmou Washington Bandeira durante o seminário.
O avanço é reflexo direto do investimento em formação docente, acompanhamento pedagógico e fortalecimento da parceria entre Estado e municípios, com foco na aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Para o Secretário Washington Bandeira, garantir a alfabetização na idade certa é a base para transformar o futuro do Piauí. “O Piauí, que já atua em regime de colaboração com municípios, deve fortalecer ainda mais essas parcerias, ampliando formações e recursos pedagógicos. O que estamos fazendo no Piauí é investir verdadeiramente do futuro das nossas crianças”, ressaltou o secretário.
O seminário serve como espaço para alinhar estratégias entre os entes federativos, com foco no PNA (Plano Nacional pela Alfabetização). A programação do evento inclui painéis sobre formação docente, avaliação e políticas públicas, com a participação de representantes de todo o Brasil.