Uma estudante da rede pública estadual foi a voz da Educação na plenária da 6ª edição dos Diálogos pelo Piauí, realizada neste sábado (2), em São Raimundo Nonato. Diante do Governador Rafael Fonteles, do Secretário da Educação Washington Bandeira, autoridades e representantes da sociedade civil, Kaila Santana, aluna do 3º ano do CETI Moderna, emocionou a plateia ao apresentar as propostas discutidas com alunos, professores e lideranças locais para o avanço da educação no território Serra da Capivara.
“Nos reunimos com estudantes, professores e algumas comunidades para discutir melhorias para o nosso amado território na área da Educação”, afirmou. Com segurança e clareza, Kaila sintetizou o que jovens da região esperam do futuro. “Queremos cada vez mais oportunidades, mais escuta e mais investimento em escolas e universidades públicas”, disse.
Kaila não representou a Educação por acaso. Ela é medalhista de ouro na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa e também se destacou na Olimpíada Brasileira de Relações Raciais Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas. Além disso, atua no grêmio estudantil do CETI Moderna, onde mobiliza colegas em projetos de protagonismo estudantis. “Tudo isso proporcionado pelo Governo do Estado e pela Seduc”, frisou, ao falar da transformação que vive desde que entrou na rede estadual.
Educação como ferramenta de mudança
Em seu discurso, a estudante ressaltou o impacto direto das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no cotidiano escolar. “A educação melhorou e eu estou vendo isso de perto”, disse Kaila ao relatar como a estrutura das escolas e a ampliação dos cursos técnicos têm feito diferença na vida de centenas de jovens da região.
A presença de Kaila na plenária simboliza o que os Diálogos pelo Piauí se propõem a fazer: ouvir, construir juntos e agir. Na fala que encerrou sua participação, ela deixou uma mensagem que sintetiza o espírito do evento. “Que as nossas propostas possam ajudar a transformar vidas de todos os cidadãos do território da Serra da Capivara.”
Voz ativa da juventude
A participação de estudantes nas discussões é uma das marcas desta edição dos Diálogos. Em São Raimundo Nonato, a Educação foi colocada no centro das prioridades, com sugestões que vieram de quem vive a escola todos os dias. A fala de Kaila não apenas representou seus colegas, ela também deu forma às esperanças de uma geração que quer ser protagonista.
“Temos uma juventude preparada, consciente e engajada. A presença da Kaila é uma prova disso. Quando o Governo do Estado investe em educação, investe em vozes como a dela”, afirmou o Secretário da Educação, Washington Bandeira.