Os profissionais da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) estiveram reunidos, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, durante a Semana Pedagógica 2025, para planejar os próximos meses letivos. Os encontros antecedem o início do segundo semestre na rede pública estadual, marcado para o dia 4 de agosto.
Nos encontros foram analisadas as metas das escolas, pactuadas ações para o fortalecimento do Programa Gestão da Aprendizagem e discutidas estratégias de engajamento de estudantes e professores.
As equipes também receberam orientações sobre a atualização do Plano de Segurança Escolar, o uso pedagógico do sistema iSEDUC, a organização do calendário letivo e os direcionamentos para o SAEB 2025.
“O Encontro é fundamental para alinharmos nossas ações e mobilizarmos toda a rede em torno das metas de aprendizagem. Estamos consolidando uma cultura de resultados e garantindo mais qualidade para a educação pública do Piauí”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
A Semana Pedagógica envolveu as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs), gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de todo o estado para consolidar os avanços do primeiro trimestre e redirecionar estratégias para o segundo semestre letivo.
Ações definidas e metas estabelecidas
Ao longo da semana, os professores trabalharam em grupos na elaboração de planos de intervenção pedagógica. “Organizamos nosso planejamento com base nas evidências e nos resultados que temos obtido. A Semana Pedagógica foi essencial para alinhar as ações de toda a comunidade escolar e garantir avanços em avaliações como o Saeb, os mini-tests e o Enem”, afirmou Elina de Jesus Lima, coordenadora pedagógica do CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão, no bairro Promorar, em Teresina.
O planejamento pedagógico antecedeu a Semana Presente, mobilização que acontece de 4 a 8 de agosto em todas as escolas da rede, com foco no protagonismo estudantil e no fortalecimento do vínculo entre alunos, professores e comunidade escolar.