O futuro da educação no Brasil está em debate. E o Piauí entrou de vez nessa conversa. Começou nesta terça-feira (15), em Teresina, o Encontro Estadual de Cooperação Técnica, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com foco na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.
O evento reúne técnicos da educação, gestores públicos e especialistas até sexta-feira (18), no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na pauta, estão oficinas sobre metodologias de planejamento e análise de dados, além de debates sobre como alinhar os planos municipais e estaduais às metas nacionais.
A ideia é definir, de forma conjunta, os rumos da educação brasileira nos próximos 10 anos. E isso inclui discutir não só as metas, mas como alcançá-las, monitorá-las e corrigi-las ao longo do caminho.
Dados como aliados na educação pública
O Piauí vem se destacando no cenário nacional por investir em um modelo de gestão educacional baseado em dados e evidências. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) lançou recentemente o Laboratório de Dados da Educação, um sistema inédito no país nesse formato, que permite acompanhar em tempo real o desempenho das escolas, identificar riscos de evasão e medir a aprendizagem dos estudantes.
O Superintendente Executivo da Seduc-PI, Rodrigo Torres, representou o Secretário Washington Bandeira no Encontro, e destacou que iniciativas como estas está ajudando a Seduc a implementar políticas públicas de forma mais eficientes. “O Laboratório de Dados é um passo importante porque ajuda a tomar decisões com mais precisão, com base em informações concretas”, afirma.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, sempre defendeu que as políticas públicas precisam ser desenhadas a partir de informações reais, e não de percepções ou suposições.
“O maior desafio do PNE é garantir que ele seja um plano viável, com metas claras e monitoramento contínuo. No Piauí, estamos consolidando essa prática. Hoje temos ferramentas que nos permitem agir rapidamente quando detectamos problemas, sem esperar que eles se agravem”, destaca.
Construção coletiva do PNE
O novo Plano Nacional de Educação vai substituir o PNE atual, que termina em 2024. O documento orienta todas as políticas educacionais do país, do ensino infantil ao ensino superior, passando pela valorização de professores, ampliação da oferta de vagas e redução das desigualdades.
Por isso, o Ministério da Educação tem promovido encontros como o realizado em Teresina, reunindo secretarias estaduais, municipais, conselhos de educação e fóruns regionais.
O coordenador-geral dos planos decenais do MEC, Celso Valim, reforçou a importância de ouvir diferentes atores no processo.
“Esses encontros garantem que todos os pontos de vista sejam considerados. O governo federal, os estados e os municípios estão juntos nesse processo, para construir um plano que reflita as realidades de cada região”, explica.
O encontro em Teresina segue até sexta-feira (18) e deve gerar subsídios importantes para a versão final do novo PNE, que será encaminhada ao Congresso Nacional ainda este ano.