Os Estudantes e Professores da Rede Pública Estadual do Piauí deram início, nesta quinta-feira (10), em Teresina, à emissão dos documentos necessários para embarcar em uma jornada educacional transformadora. Eles foram os grandes campeões do Seduckathon 2025, o maior Hackathon Estudantil do mundo, e agora se preparam para viver um intercâmbio educacional que promete ampliar horizontes, conhecimentos e possibilidades.
O sonho do intercâmbio em Lisboa, Portugal, será compartilhado pelos estudantes dos CETI Waldemar de Moura Santos, do município de Caldeirão Grande do Piauí, e do CETI Nossa Senhora do Patrocinio, de Pio IX, que estiveram na Sede da Polícia Federal, em Teresina, para a emissão dos passaportes.
A jornada de Maria Beatriz: da comunidade rural ao passaporte
Maria Beatriz dos Santos Silva, aluna do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, criou, ao lado de sua equipe, o projeto “Studycraft: aprender nunca foi tão divertido!”, plataforma digital gamificada voltada para aumentar o engajamento escolar. Moradora da localidade Paulo Freire, em Pio IX, Maria Beatriz expressou grande emoção ao vir para Teresina emitir o passaporte.
“Nunca imaginei que ia viver isso”, afirmou a jovem, que dividia sua rotina de estudos com um trabalho em supermercado, e agora se prepara para sua primeira viagem de avião e internacional. “Estou muito ansiosa e com expectativa muito grande em relação à viagem”, revelou. Ao refletir sobre sua trajetória, ela acrescentou. “Se eu tivesse desistido, não estaria vivendo essa experiência incrível”, contou.
Experiências inéditas para Estudantes do interior
O sonho do intercâmbio em Lisboa também será vivido pelos Estudantes do CETI Waldemar de Moura Santos, de Caldeirão Grande do Piauí. Eles são os criadores do projeto ConexTEA: inovação na Educação Inclusiva para o acompanhamento de alunos com TEA.
Daiana Rodrigues, uma das integrantes da equipe, expressa sua imensa expectativa para o intercâmbio em Lisboa, especialmente em relação à viagem de avião, algo completamente novo para ela. “Espero que seja a primeira viagem de muitas”, conta.
Marcos Francisco: a ficha só caiu depois da vitória
Colega de equipe de Daiana, Marcos Francisco de Sousa também se prepara para sua primeira viagem internacional. No ano anterior, ele havia conquistado medalha de Prata na Olimpíada Seduc LEM. Agora, após vencer o Seduckathon, Marcos celebra uma nova etapa da vida. “Quando foi anunciado lá que a gente ganhou um intercâmbio, a ficha não caiu para mim. Eu achava que ali não era real”, relembrou.
Marcos revela a felicidade da mãe e do padrasto, Trabalhadores Rurais, quando o filho conquistou o Intercâmbio “Eles ficaram felizes com a oportunidade que conquistar de viajar para foram do país pela primeira vez. Será incrível”, disse.
O impacto do Seduckathon 2025
O Seduckathon 2025 mobilizou mais de 9 mil inscritos em todo o estado e selecionou 175 Estudantes finalistas, distribuídos em 35 equipes. A jornada envolveu prova objetiva, desenvolvimento de projetos com foco em Inovação, Tecnologia e Impacto Social, além de apresentações orais em Português e Inglês.
A ação também representa o maior programa de intercâmbio já promovido por uma Rede Pública de Ensino no Brasil, com 130 Estudantes e 26 Professores da Rede Estadual premiados com experiências formativas em seis países: Estados Unidos, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Portugal.
O intercâmbio é 100% financiado pelo Governo do Estado do Piauí, o que reforça o compromisso com políticas públicas que promovem o protagonismo estudantil, a equidade de oportunidades e a formação em áreas estratégicas para o futuro do trabalho.
Para o Secretário Washington Bandeira, a iniciativa representa um novo capítulo na história da Educação Piauiense. “O Seduckathon faz parte de uma revolução real na nossa Rede Pública de Ensino. É a concretização de um currículo que prepara os Estudantes para o mundo”, destacou.