Ícone buscar

Seduc em parceria com o Senac abre mais nove turmas do Pronatec

  • 24/07/2013



A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou nesta quarta-feira (24) a abertura de mais nove cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Representantes das duas Instituições estiveram presentes no auditório José Alves Filho, no prédio do Senac, para apresentar o  Programa aos alunos matriculados nos cursos técnicos em tradução e interpretação, secretariado, podologia, estética, segurança no trabalho, enfermagem, logística, redes de computadores e produção de moda.


O Pronatec é voltado para alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí, como a estudante Thamires Raquel, da Unidade Escola Lourival Parente, que vê no curso de podologia a oportunidade de sua vida. "Conversando com minha família descobri que essa é uma área que está crescendo no Estado, mas que ainda não possui profissionais qualificados. Através deste curso técnico, a oportunidade de ser contratada por uma empresa especializada nesse tipo de serviço é quase certa", explica Thamires.

Lídia Maria de Carvalho, gestora estadual do Pronatec-PI, no âmbito Bolsa-Formação parabenizou os alunos e desejou boas-vindas nessa nova etapa de suas vidas. "Vocês terão a oportunidade de sair desses cursos técnicos e ingressar diretamente no mercado de trabalho, aproveitem tudo que puderem", disse.



Na oportunidade, a coordenadora representou o secretário de educação, Átila Lira, e falou ainda, do esforço e preocupação do Governo do Estado em disponibilizar um ensino de qualidade.

"Em nome do Secretário Átila Lira, gostaria de dizer que a Seduc disponibilizará todos os recursos necessários para o bom andamento desses cursos. Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado e a nossa meta é buscar cada vez mais a melhoria da qualidade do Ensino no Piauí", afirmou Lídia.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) compreende a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira. Com a meta de oferecer, no Piauí, 7000 mil vagas de cursos de Formação Inicial Continuada - FIC para o ano de 2011 e mais ofertas de cursos Técnicos para 2012, o Programa tem por objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio da rede pública estadual, por meio da articulação com a educação profissional.

 

Outras Notícias

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Piauí transforma escolas públicas em polos de inovação e tecnologia

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes do interior do Piauí chegam a Teresina para disputar vagas em intercâmbio educacional

Notícias
23/06/2025

Seduckathon 2025: Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira abrem o maior hackathon estudantil do mundo nesta segunda (23)

Notícias
21/06/2025

Estudantes da Seduc vivem experiências transformadoras na Bienal do Livro Rio 2025

Notícias
21/06/2025

Piauí atinge adesão histórica de 100% dos municípios ao Selo UNICEF e reforça pactos estratégicos pela educação

Notícias
20/06/2025

Seduc realiza o maior hackathon estudantil do mundo com premiação internacional e participação recorde