O município de Paulistana recebe a 5ª edição do “Diálogos pelo Piauí”, nos dias 10, 11 e 12 de julho, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa com uma Arena de Serviços que une Tecnologia, Inclusão e compromisso com a Alfabetização em todas as fases da vida.
Durante o evento, a Seduc realiza uma força-tarefa de Busca Ativa para o Programa Alfabetiza Piauí, iniciativa do Governo do Estado voltado para a Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, com apoio financeiro e acompanhamento pedagógico. No local também serão ofertadas matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todas as etapas do Ensino Fundamental e Médio. Para se inscrever, basta apresentar RG, CPF e Comprovante de Residência no estande da Secretaria.
“Já alfabetizamos mais de 10 mil jovens, adultos e idosos com o Alfabetiza Piauí e seguimos com a meta de levar de volta à sala de aula quem não foi alfabetizado na idade certa. O Diálogos pelo Piauí é uma oportunidade de estarmos mais perto dos piauienses, com uma troca direta e transformando essa ação tão importante em matrículas e novas oportunidades”, destacou o Secretário Washington Bandeira.
Inovação com IA e incentivo à Primeira Infância
Outro destaque da Seduc no evento é a oficina de Inteligência Artificial, onde o público poderá explorar óculos de Realidade Virtual e Aumentada, testar aplicativos com IA generativa e conhecer ferramentas que permitem criar vídeos e imagens a partir de comandos simples.
Em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, a Secretaria também apresenta o Kit Mobiliário Creche, composto por 23 itens essenciais para estruturar espaços de aprendizagem na Primeira Infância. O material é disponibilizado por meio do Regime de Colaboração com os municípios. O espaço também contará com oficinas de Leitura, Pintura, Desenho e Escrita.
O Diálogos Pelo Piauí em Paulistana acontecerá na Praça Padre João Pedro, de 8h às 17h, e oferecerá mais de 35 ações gratuitamente à população por Órgãos, como ADH, Badespi, Sesapi, Seduc, Sasc, Seid, Semarh, Investe Piauí, Defensoria Pública, Sebrae, SSP e Ouvidoria Geral.