O Secretário Washington Bandeira participou, na manhã desta quarta-feira (9), da abertura do Seminário de Avaliações Externas (Saeb e Saepi), promovido pela Undime Piauí. O evento, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI), reuniu mais de 500 participantes, entre Dirigentes Municipais, Professores e Gestores Escolares no Blue Tree Towers, em Teresina.
Washington Bandeira abriu o painel inaugural “Da Avaliação à Ação: Transformando Dados em Estratégias”, ao lado do Presidente da FGV e Ex-Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, e da Presidente da Undime Piauí, Érica Graziela.
O Gestor reforçou a importância de se utilizar os dados das avaliações como instrumento de transformação da Educação Pública. “As avaliações externas são pilares de uma Gestão Educacional verdadeiramente estratégica. Através delas conseguimos treinar, capacitar e também intervir com ações mais assertivas, voltadas às metas muito claras que cada município e a Rede Estadual precisam alcançar”, afirmou o Secretário.
Bandeira também incentivou os Dirigentes Municipais a criarem seus próprios sistemas de avaliação interna, com monitoramento constante e metas individualizadas por escola.
“Não fiquem apenas na dependência do Saeb e do Saepi. Criem também seus próprios sistemas de avaliação, com metas mensais e acompanhamento fino da aprendizagem”, destacou Bandeira.
Compromisso com toda a Rede Educacional
Durante o evento, o Presidente da FGV, José Henrique Paim, destacou a importância do Regime de Colaboração e elogiou a atuação de Washington Bandeira à frente da Educação Piauiense, destacando sua capacidade de enxergar a Educação como um sistema integrado.
“O Secretário Washington tem uma visão sistêmica da Educação, atuando de forma articulada com as Redes Municipais. Isso é digno de nota e motivo de grande satisfação. A liderança dele é fundamental para que o Piauí continue avançando com consistência”, pontuou Paim.
A Presidente da Undime Piauí, Érica Graziela, ressaltou a relevância do Seminário como espaço de troca, fortalecimento institucional e alinhamento de metas entre os Entes Federativos.
“Este é um encontro de Redes, vivências e propósitos comuns. Já contamos com a adesão de quase 200 municípios à Undime, o que mostra o interesse e o comprometimento dos Gestores com a qualidade da Educação Pública em todo o estado”, afirmou.
O Seminário de Avaliações Externas tem como foco o fortalecimento da cultura de avaliação e da gestão baseada em evidências, com o objetivo de qualificar as práticas pedagógicas e melhorar os índices de aprendizagem dos Estudantes da Educação Básica.
Além de debates sobre o Saeb e o Saepi, o evento conta com painéis sobre planejamento pedagógico orientado por dados e fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios. Entre os resultados esperados estão a compreensão ampliada dos resultados das avaliações externas, uso dos dados para intervenção pedagógica eficaz e maior integração entre os atores da Rede Educacional.