Ícone buscar

Estudantes do CETI Martin Pinheiro criam App para otimizar uso da Merenda Escolar

  • Willame Lucas
  • 08/07/2025

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Martin Pinheiro, em Palmeira do Piauí, estão transformando conhecimento em ação com um projeto que alia Tecnologia, Sustentabilidade e Protagonismo Juvenil. Como parte do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, 21 alunos da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram o sistema “Alimentação Sem Desperdício”, plataforma web que organiza e controla o uso do refeitório escolar para reduzir o desperdício de alimentos.


A proposta do projeto se alinha à política de Educação de Tempo Integral associada à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica adotada pela Rede Estadual. Os Estudantes desenvolveram habilidades de Programação e Lógica Computacional, trabalho em equipe e consciência ambiental.

Da sala de aula para a vida real

A ideia partiu de uma reflexão sobre o desperdício de alimentos durante as refeições escolares. O resultado foi um sistema funcional que permite que cada aluno registre, diariamente, se irá ou não utilizar a refeição da escola. 

Esses registros, chamados de “tickets escolares”, funcionam como indicadores de presença ou ausência no refeitório, permitindo que a equipe responsável pelo preparo das refeições possa ajustar as quantidades com base em dados reais.


“O projeto promoveu uma aprendizagem significativa ao articular conhecimentos técnicos com temas reais e relevantes. Os alunos participaram ativamente desde a discussão sobre o problema até a construção do sistema”, destaca o Professor Ederson Teles, responsável pela orientação da turma.

Funcionalidades e impacto direto

A plataforma, que já está em fase de testes, conta com diversas funcionalidades, como registro de presença e falta de cada aluno no refeitório; exibição do cardápio do dia e área administrativa para acompanhamento e análise dos dados. Os alunos participaram de todas as etapas do projeto desde a identificação do problema até a construção do sistema e o design da interface.

“O principal desafio foi transformar a ideia em um sistema funcional. Tivemos que aprender a organizar o banco de dados corretamente, lidar com erros no código e pensar na usabilidade do sistema para todos os usuários, inclusive quem não entende muito de tecnologia”, relata o Estudante Eduardo Nascimento, um dos integrantes do projeto.


Os próximos passos incluem o aperfeiçoamento do design, a criação de relatórios para Gestores Escolares e a possível expansão do sistema para outras Unidades que enfrentem o mesmo desafio.

Expansão da Educação Profissional no Piauí

O projeto desenvolvido pelos Estudantes do CETI Martin Pinheiro integra o amplo investimento na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica na Rede Estadual. Atualmente, o Piauí oferta 54 Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio aliando Formação Técnica de qualidade ao ensino de Tempo Integral, por meio do Programa Seduc Tec, que faz parte do plano estratégico Acelera Seduc.

“Esse projeto mostra como a Escola Pública do Piauí está formando jovens protagonistas, conectados com o presente e preparados para o futuro. Por meio da universalização do ensino de Tempo Integral integrado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, estamos levando oportunidades reais de formação e inovação para todo o estado”, afirma o Secretário Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
29/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam obras da Educação em Uruçuí neste sábado (30)

Notícias
29/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reconstrução de Escola em Tempo Integral na zona sul de Teresina

Notícias
28/08/2025

Seduc divulga escolas polo e lista retificada de classificados para a 2ª fase do TME² 2025

Notícias
28/08/2025

Do Piauí para Harvard: Estudante Seduc de Paulistana vai representar o Brasil em conferência internacional nos Estados Unidos

Notícias
28/08/2025

Em Bom Jesus, Estudantes Seduc transformam lixo em moda e promovem desfile sustentável em escola pública

Notícias
28/08/2025

Pré-Enem mais Pré-Saeb 2025: Revisão gamificada prepara estudantes de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí