Ícone buscar

Estudantes premiados no Seduckathon com melhores notas se preparam para intercâmbio educacional

  • Maria Luiza Barreto
  • 07/07/2025

Vinte Estudantes Seduc com as melhores notas do primeiro trimestre em Língua Portuguesa, Matemática e outras áreas do conhecimento foram premiados no Seduckathon 2025 e vão embarcar para um intercâmbio educacional de 30 dias. Dez deles viajarão para os Estados Unidos e os outros dez para a Alemanha. Ao todo, serão 130 estudantes e 26 professores em missão educacional em seis países: Alemanha, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e China.

Entre eles está a Estudante Mariana Mazur, de 17 anos, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique, em Teresina, que ainda tenta processar a conquista. “Ainda não caiu a ficha, mas eu estou muito feliz”, conta Mariana, que embarcará para a Alemanha e já carrega no currículo medalhas em várias Olimpíadas, como o ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).


Seu colega de escola, Arthur Fernandes, também embarcará para a Alemanha e acredita que a viagem será um divisor de águas em sua vida. “Nunca saí nem do Nordeste, agora vou conhecer outro país, outra cultura e outro jeito de viver. Acredito que eu vá voltar transformado”, disse o Estudante, que sonha em ser Engenheiro de Software.

Em Cocal do Alves, o Estudante Pablo Matheus Pacheco Fontenele, do CETI Augustinho Brandão, foi selecionado para o intercâmbio e escolheu como destino os Estados Unidos. O jovem celebra a oportunidade como uma conquista além dos limites da sua realidade. “Onde eu moro, ninguém tinha expectativas de ir tão longe. Isso não passava de um sonho distante. Com o Seduckathon, tudo mudou. E agora que consegui, quero aproveitar cada segundo”, afirmou.


A Estudante Sara Tawany, também do CETI Augustinho Brandão, será a primeira de sua família a fazer uma viagem internacional. “Minha família está emocionada. Conquistar isso por meio do estudo é maravilhoso. É uma oportunidade valiosa que vou honrar", celebrou. 


Do Tempo Integral para o mundo: universalização abre portas para experiências globais

O Seduckathon, maratona que estimula o desenvolvimento de habilidades em Tecnologia, Inovação e Programação entre os Estudantes da Rede Estadual, integra uma das estratégias da política de universalização do Tempo Integral aliada a Educação Profissional e Técnica no Piauí. 


Em 2025, 100% das Escolas da Rede Estadual oferecem ensino em Tempo Integral com Formação Profissional, Técnica e Tecnológica. A ampliação da jornada escolar permite a inclusão de atividades extracurriculares, esportivas, culturais e projetos de vida, ampliando o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos.

“A Educação em Tempo Integral abre um leque maior de oportunidades, inclusive para experiências internacionais como essa. A permanência por mais tempo na escola aumenta a aprendizagem e fortalece as habilidades que os Estudantes levarão para o mundo”, destacou o Secretário Washington Bandeira.

O Gestor pontuou ainda que o Governo do Estado está investindo em uma geração de jovens criativos, protagonistas e preparados para o futuro. “A Educação do Piauí está mostrando que é possível romper barreiras e transformar vidas por meio do conhecimento”, finalizou.

Outras Notícias

Notícias
07/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon com melhores notas se preparam para intercâmbio educacional

Notícias
05/07/2025

Em Domingos Mourão, Secretário Washington Bandeira recebe título de cidadão honorário e visita obras do CETI Maria Isaías de Jesus

Notícias
05/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon inspiram plateia no NEON 2025 com game de Matemática

Notícias
04/07/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas a 208 estudantes medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI)

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo