O Secretário Washington Bandeira participou, na manhã desta sexta-feira (4), do 2º Encontro de Secretários Estaduais da Educação, realizado em São Paulo (SP). Com o tema “Professores em Pauta”, o evento reúne Especialistas e Gestores de todos os estados brasileiros para debater os desafios e as soluções para o fortalecimento da política docente no país.
Washington Bandeira participou do painel “Boas Práticas de Formação de Professores”, ao lado do Secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, e apresentou as estratégias de sucesso do Piauí que têm se destacado nacionalmente, como o programa Gestão da Aprendizagem, os Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, o ensino de Inteligência Artificial nas Escolas Públicas e os avanços na Alfabetização na idade certa.
O Gestor destacou que o Piauí tem consolidado uma política de valorização docente com ações de formação e reconhecimento profissional e destacou a figura central dos Professores no processo educacional.
“Apresentamos o que há de mais atual em seleção, formação e valorização dos Professores. Eles são protagonistas de todo o processo educacional. No Piauí, temos investido fortemente na formação continuada, em programas estruturados de Gestão da Aprendizagem e em ações que assegurem a qualidade do ensino desde a base. O resultado já aparece nos indicadores, mas, principalmente, na transformação da vida dos nossos Estudantes”, afirmou o Secretário.
Evento promove debate nacional sobre valorização e futuro da carreira docente
O Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Educação, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Instituto Península e o Programa Profissão Docente, tem como foco impulsionar políticas públicas voltadas ao fortalecimento da carreira docente no Brasil.
A programação inclui painéis e dinâmicas sobre temas como transição demográfica e o impacto na composição do quadro docente, o “apagão” de Professores no país, os desafios dos concursos públicos na área da Educação e os avanços da Política Nacional de Formação de Professores (PND).
Com Representantes de todas as regiões do Brasil, o evento também se propõe a ser um espaço de escuta ativa, troca de experiências e construção de soluções conjuntas para enfrentar o déficit de Professores e melhorar a qualidade da Educação Pública em todo o país.