O estado do Piauí acaba de dar um passo inédito no uso de tecnologia para transformar a educação pública. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) lançou nesta quarta-feira (2), em Teresina, o Laboratório de Dados Educacionais, uma estrutura que une Inteligência Artificial, Big Data e análise preditiva para identificar e prevenir o abandono escolar, melhorar o desempenho dos estudantes e orientar decisões pedagógicas de forma rápida.
O lançamento aconteceu durante o evento “A Revolução Educacional do Piauí: uma gestão baseada em dados e evidências”, que reuniu mais de 300 representantes de instituições como MEC, PNUD/ONU, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Unibanco e Instituto Sonho Grande — todos reconhecendo a política educacional do estado como referência nacional.
Tecnologia a serviço da permanência e da aprendizagem
“Com o Laboratório de Dados, conseguimos detectar sinais de risco antes que o estudante efetivamente abandone a escola seja por queda de frequência, notas muito baixas ou mudanças bruscas no comportamento. A ferramenta nos ajuda a monitorar melhorar as escolas e as turmas e assim que a equipe da Seduc identifica uma situação de risco aciona imediatamente a Gerência Regional de Educação e a equipe gestora da escola, orientando uma ação de busca ativa. Isso pode envolver desde uma visita à casa do aluno até uma conversa com a família e o encaminhamento para apoio pedagógico ou psicológico. Essa resposta rápida é o que nos permite resgatar trajetórias com mais agilidade e garantir que nenhum estudante fique para trás”, explicou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Segundo o Secretário, a proposta do laboratório é transformar dados em decisões, combinando tecnologia com sensibilidade social. A plataforma permitirá acompanhar frequência, notas e comportamento de aprendizagem de mais de 200 mil estudantes da rede estadual. Com essas informações, escolas poderão criar planos personalizados de intervenção, evitando o agravamento dos desafios educacionais.
“Governar com dados é governar com justiça. É investir com inteligência para garantir não só o acesso à educação, mas a permanência e o aprendizado dos estudantes”, reforçou Bandeira.
IA, dados em tempo real e decisões baseadas em evidências
O Laboratório fornece painéis interativos para que gestores escolares, professores, técnicos e coordenadores pedagógicos possam:
* Monitorar a frequência e desempenho dos estudantes em tempo real;
* Antecipar riscos de evasão com base em modelos preditivos;
* Direcionar formações continuadas personalizadas para professores.
* Acompanhar a eficácia das políticas públicas com métricas de impacto.
Universalização das Escolas de Tempo Integral
A criação do Laboratório está inserida em um processo de transformação da rede estadual de ensino. Em três anos, o Piauí passou de 96 para 512 escolas de tempo integral, sendo o primeiro estado brasileiro a universalizar essa modalidade. Toda essa expansão foi orientada pelo uso estratégico dos dados.
“Sabíamos onde estavam os estudantes mais vulneráveis, onde havia estrutura, professores e potencial de impacto social. Foi assim que planejamos com precisão. O Laboratório de Dados fortalece essa inteligência”, explicou o Secretário.
Piauí inspira o Brasil: elogios do MEC e organismos internacionais
Durante o evento, a Secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou o Piauí como uma das experiências mais inovadoras do país.
“O que vemos aqui é uma política séria, bem conduzida e com foco real no estudante. O Piauí tem surpreendido o Brasil pela qualidade da sua educação pública. É um exemplo para todas as redes.”
Representantes da ONU, Banco Mundial e FGV também ressaltaram a força do modelo piauiense, especialmente pela capacidade de articulação entre diferentes áreas de governo e pelo uso de tecnologia com impacto social direto.
Ciclo virtuoso de gestão: dado ? decisão ? ação ? resultado
O objetivo do Laboratório é consolidar um novo modelo de gestão educacional no país: baseado em dados, ágil, territorializado e centrado no estudante. Segundo Washington Bandeira, trata-se de um novo padrão de política pública.
“Queremos formar um ciclo virtuoso de aprendizado: conhecer os dados, interpretar os desafios, agir com rapidez e medir o impacto. Essa é a revolução educacional do Piauí. E esse é o legado que estamos construindo juntos", concluiu Washington Bandeira.