O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu das mãos do governador Rafael Fonteles o Prêmio IDEG, durante o evento “Papo de Governança: Gestão baseada em evidências e cultura de indicadores”, realizado nesta terça-feira (1º), no Espaço Sucesso, em Teresina.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ficou em primeiro lugar no Prêmio do Índice de Desempenho de Eficiência Governamental, que homenageia órgãos estaduais com os melhores resultados na execução de obras públicas, com base em desempenho, planejamento e monitoramento.
“A gestão do governador Rafael Fonteles é baseada em dados, em evidências, no que funciona de fato — e com foco em metas muito claras. Isso também se reflete na educação. Já saltamos de 9º para 4º lugar no IDEB nacional, sendo hoje o 1º do Nordeste. Nossa meta é chegar ao topo. Para isso, estabelecemos metas para cada escola, formamos professores e gestores e monitoramos os indicadores em tempo real. A governança estratégica é o que nos permite avançar com consistência”, afirmou o Secretário.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles reforçou a importância de investir na qualidade da gestão pública. “A sociedade tem compreendido, cada vez mais, que é fundamental cuidar da gestão pública. O uso de dados concretos traz mais eficiência, transparência e melhores resultados. O legado que desejo deixar é a mudança da cultura de gestão no setor público e o Piauí está dando exemplo. Vamos seguir firmes nesse caminho e continuar evoluindo”, destacou.
Parceria com municípios
Durante o evento, o Secretário Washington Bandeira, participou da roda de conversa “Municípios e a construção de indicadores locais” ao lado da prefeita de Domingos Mourão, Nelda Gondim, em um painel que evidenciou o protagonismo de municípios e estados na construção de metas educacionais concretas.
Bandeira destacou os pilares da política de Gestão da Aprendizagem implantada pela Seduc, com base em currículo próprio do tempo integral, instrumentos de avaliação e ações contínuas de formação docente.
“O Piauí é hoje o estado que mais realiza avaliações no padrão SAEB e ENEM. Mas o mais importante é o que fazemos com esses dados: transformamos os resultados em formação prática para os professores, intervenções pedagógicas e melhoria em sala de aula. Essa gestão baseada em evidências nos permite premiar as escolas que se destacam, reconhecer quem atinge suas metas e, sobretudo, garantir uma infraestrutura de qualidade para que o ensino aconteça com dignidade. Já temos mais de 300 obras em andamento e 100 escolas inauguradas no padrão ouro”, completou.
O Papo de Governança é um evento promovido pelo Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), que reúne autoridades, especialistas e gestores públicos para discutir o fortalecimento da administração pública a partir do uso sistemático de dados, metas e indicadores estratégicos. O objetivo é consolidar uma cultura de avaliação, transparência e resultados nas políticas públicas.