Na manhã desta terça-feira (1º), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma celebração histórica para a educação piauiense. Em sua 4ª edição, o evento Gestão que Transforma reuniu, no Theresina Hall, mais de 1.000 profissionais da rede estadual para premiar as 50 escolas com melhor desempenho no IDEPI 2024 – Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí, além das três Gerências Regionais de Educação (GREs) mais bem avaliadas.
Em meio à emoção, o governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, homenagearam quem faz a diferença na educação pública. Uma diretora, um vigia, uma professora, uma coordenadora, uma merendeira e uma aluna egressa representaram, com orgulho, todos os profissionais envolvidos nas conquistas.
As 50 escolas premiadas se destacaram pelos avanços na aprendizagem dos alunos, equidade educacional e consistência nos resultados. Servidores e estudantes dessas unidades receberão premiação em dinheiro: os educadores ganharão um 14º salário e os estudantes que participaram da prova SAEPI 2024 receberão o valor equivalente a um salário-mínimo. Os pagamentos estão previstos para o mês de julho e serão realizados por meio de pix.
Reconhecimento em dobro: prêmio para quem transforma vidas
O grande destaque ficou para o CETI João Henrique de Almeida Souza, de Teresina, que alcançou o primeiro lugar no ranking estadual. A gestora da escola, Deusenira de Sousa Santos, emocionou o público ao falar sobre o papel da educação em tempo integral e da equipe escolar na conquista.
“Este resultado vem do engajamento de todos que fazem a comunidade escolar. Quando o aluno se vê capaz, quando sente que alguém acredita nele, tudo muda. A rotina do Tempo Integral, o acolhimento, os projetos, as olimpíadas, o ensino com tecnologia, tudo isso faz com que ele se sinta pertencente, motivado e protagonista do próprio aprendizado”, detalhou a professora.
GREs premiadas também foram destaque na condução da aprendizagem
Além das escolas, a SEDUC-PI premiou as três Gerências Regionais de Educação com melhor desempenho no IDEPI 2024. O primeiro lugar ficou com a 21ª GRE (Sudeste de Teresina), seguida da 20ª GRE (Teresina Leste) em segundo lugar e da 1ª GRE (Parnaíba) em terceiro. O reconhecimento reforça a importância da atuação regional no acompanhamento pedagógico e no suporte às unidades escolares em todo o estado.
“Todo ano nós premiamos as melhores escolas, as melhores gerências regionais. Representantes dessas escolas, todos os profissionais dessas escolas ganham o décimo quarto salário, todos os estudantes que fizeram a prova ganham um salário-mínimo como um reconhecimento ao trabalho, ao mérito dessas unidades e também como estímulo as demais para que possam avançar cada vez mais”, destacou o Secretário Washington Bandeira.
As 10 melhores escolas premiadas mostraram que, com inovação, equipe engajada e políticas públicas consistentes, é possível transformar a realidade dos estudantes em qualquer canto do Piauí.
“Nossos diretores e coordenadores são os maestros dessa grande orquestra que é a rede estadual. São eles que garantem que aquilo que é planejado na sede chegue com qualidade à sala de aula”, declarou o governador Rafael Fonteles, que também participou da solenidade.
TOP 10 - Escolas com melhor desempenho no IDEPI 2024
1. CETI João Henrique de Almeida Souza – Teresina
2. CETI Augustinho Brandão – Cocal dos Alves
3. CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde – Teresina
4. CETI São Sebastião – Tanque do Piauí
5. CETI Moderna – São Raimundo Nonato
6. CETI Inês de Maria Sousa Rocha – Piracuruca
7. CETI Conselheiro Saraiva – Batalha
8. CETI José Narciso da Rocha Filho – Piripiri
9. CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos – Teresina
10. CETI Prof. Milton Aguiar – Teresina
Missão Singapura inspira novas metas e o compromisso com a aprendizagem
Entre os destaques da programação, o painel sobre a Missão Singapura trouxe relatos inspiradores de educadores da rede estadual que participaram da imersão internacional promovida pela SEDUC-PI. Eles compartilharam estratégias de impacto vistas nas escolas do país asiático, que é referência mundial em educação, e mostraram como essas práticas estão sendo adaptadas à realidade piauiense.
Gestão que Transforma: programação reforça foco na aprendizagem
O evento seguiu com painéis formativos do programa Gestão da Aprendizagem, com foco na recomposição de conteúdos e no desenvolvimento de competências. Em outro momento, foi abordado o papel da formação docente e dos materiais pedagógicos na melhoria dos indicadores educacionais, com destaque para o uso de tecnologias educacionais integradas à rotina escolar.
Educação piauiense vive momento histórico de excelência
Com investimentos em políticas inovadoras o Piauí vem consolidando uma verdadeira revolução na educação pública. “Já somos o primeiro estado das Américas a incluir Inteligência Artificial no currículo e todas as nossas escolas de ensino médio funcionam em tempo integral com educação profissional. Agora, nossa meta é clara: ser o primeiro lugar do Brasil no IDEB”, concluiu o Secretário Washington Bandeira.
A premiação do IDEPI 2024 reafirma esse caminho de excelência e o compromisso do estado com uma revolução na educação, alicerçada em inovação, tecnologia, tempo integral e protagonismo estudantil.