Ícone buscar

Estudantes de escola pública do Piauí criam RPG de matemática e ganham intercâmbio nos EUA após vencer competição de programação

  • Willame Lucas
  • 26/06/2025


Com criatividade, tecnologia e identidade cultural, jovens do CETI José Pacífico, em Teresina, conquistaram o 2º lugar no Seduckathon 2025 – o maior hackathon estudantil do mundo voltado para escolas públicas

De um laboratório de uma escola estadual de Teresina nasceu uma ideia que levou cinco estudantes da rede pública ao pódio de uma competição de programação. O grupo do CETI Professor José Pacífico de Moura Neto conquistou o 2º lugar no Seduckathon 2025, maior maratona de inovação e empreendedorismo estudantil do mundo, e garantiu como prêmio um intercâmbio educacional nos Estados Unidos.

O projeto premiado foi um jogo digital em formato RPG que transforma o ensino da Matemática em uma jornada lúdica, desafiadora e conectada à cultura do Piauí. Criado pela equipe Delta RPG, a proposta alia raciocínio lógico, gamificação e elementos regionais para tornar o aprendizado mais atrativo para estudantes da 3° série do Ensino Médio.

“Essa vitória é mais que um prêmio. É uma chance única de crescer, de conhecer o mundo e voltar com mais sonhos ainda”, disse Thallysson Eduardo, um dos integrantes da equipe.

A emoção foi visível no rosto da professora-orientadora Evelyn Karinne Mota, que acompanhou todo o processo. “Mesmo com a pressão de competir com escolas de ponta, posso dizer que é missão cumprida. Esses meninos foram 1000!”, celebrou emocionada. Evelyn destacou que seu sonho é desmistificar o ensino da matemática que até hoje é visto como bicho papão dos estudantes do Ensino Médio. 

Matemática com Identidade Cultural

O jogo foi todo construído com base no cotidiano dos alunos, incluindo personagens, cenários e problemas matemáticos com referências locais. A direção artística ficou por conta de Ana Isabelly Barroso, que também celebrou a conquista: “Queremos mostrar que aprender matemática pode ser divertido. Nunca imaginei que um trabalho da escola pública me levaria tão longe. Escolhemos os Estados Unidos como destino e estamos muito animados”, disse. 

A equipe é formada também por Gustavo Henrique Penha, Kelson Gonçalves e Marco Aurélio Gomes, todos orientados por Evelyn. O projeto superou mais de 170 equipes finalistas de todo o estado.

Intercâmbio para 130 alunos estrutura novo momento da Educação do Piauí

O Seduckathon 2025 é promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) e nesta edição premiou 130 estudantes com intercâmbios internacionais para países como Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul, Portugal, China e Singapura.


Além dos campeões por categoria, também foram premiados os estudantes com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática da 3ª série do Ensino Médio. Os destinos foram escolhidos pelas próprias equipes.

O evento é parte de uma política pública ampla, que está universalizando o tempo integral no Ensino Médio e integrando disciplinas de robótica, programação, IA, desenvolvimento de jogos e empreendedorismo em 100% das escolas públicas estaduais.

“Essa geração está pronta para o mundo. E a escola pública do Piauí está abrindo as portas para que eles cheguem lá”, afirmou o Secretário de Educação, Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
21/08/2025

Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre

Notícias
21/08/2025

Clássicos da literatura viram memes no Clube de Leitura da rede estadual do Piauí

Notícias
20/08/2025

Mais de 800 Estudantes Seduc avançam para a segunda fase Torneio de Matemática das Escolas Estaduais

Notícias
20/08/2025

Seduc realiza 1º Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo do Piauí nesta quinta-feira (21)

Notícias
20/08/2025

Estudantes Seduc apresentam horta vertical automatizada no Congresso das Cidades

Notícias
20/08/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta modelo de educação do Piauí no Congresso das Cidades