Ícone buscar

Seduckathon 2025: estudantes escolhem destinos do intercâmbio internacional e compartilham expectativas para a viagem

  • Maria Luiza Barreto
  • 26/06/2025

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, se reuniu, nesta quinta-feira (26), com as 22 equipes vencedoras do Seduckathon 2025 para definir os destinos do tão aguardado intercâmbio internacional. O encontro aconteceu no auditório do Centro Cultural de Línguas, em Teresina.


As equipes puderam escolher o país de destino conforme sua posição no ranking final da maratona. Ao todo, 130 estudantes e 26 professores da rede pública estadual foram contemplados com o maior intercâmbio educacional já promovido por uma rede estadual no Brasil. Os países escolhidos foram: Estados Unidos, Alemanha, Singapura, China, Coreia do Sul e Portugal.

Para Gustavo Albuquerque, da equipe do Liceu Parnaibano, campeã na categoria de Tecnologia da Informação, a expectativa é alta. “Ir para a Coreia do Sul é a realização de um sonho. Eu nunca me imaginei fora do Brasil. Realmente vai ser algo muito novo. Só vivendo mesmo para saber como vai ser”, disse o estudante, com brilho nos olhos.


Já a equipe do CETI José Pacífico, segundo lugar, escolheu os Estados Unidos como destino. “Estamos muito felizes com essa oportunidade de conhecer outra cultura, outro país, aprender mais. Vamos em novembro e estamos ansiosos!”, comemorou Ana Isabel Gomes.

Na categoria de Empreendedorismo, as equipes dos CETIs Paulistana e Augustinho Brandão também embarcam para os Estados Unidos.

Além das equipes vencedoras, os 20 estudantes com melhores desempenhos acadêmicos foram premiados: 10 viajarão para os Estados Unidos e outros 10 para a Alemanha.


Durante o encontro, o Secretário Washington Bandeira parabenizou as equipes e reforçou a importância da continuidade do aprendizado. “Ecoem o que vocês viveram aqui no Seduckathon. Levem essa experiência para suas cidades, inspirem outras pessoas e sejam multiplicadores dessa transformação que estamos construindo. E se preparem para o intercâmbio sem deixar os estudos de lado”, aconselhou o Secretário.

Mais do que uma competição: uma política de transformação

Os demais participantes da maratona também foram surpreendidos com o anúncio do governador Rafael Fonteles com uma nova experiência formativa no IMPA Tech, no Rio de Janeiro — instituição de excelência em Matemática, Tecnologia e Inovação, referência nacional mantida pelo Governo Federal.


O Secretário Washington Bandeira destacou que o Seduckathon é uma política contínua de transformação na educação pública. “O Seduckathon não acaba quando termina. Esta maratona é o começo de muitas portas que vocês vão abrir a partir daqui. Estamos muito orgulhosos do que vocês já conquistaram e ainda vão conquistar”, concluiu Bandeira.

Destinos definidos por equipe

Estados Unidos (40 estudantes + 6 professores)

•?????CETI Professor José Pacífico de Moura Neto – Teresina

•?????CETI Álvaro Rodrigues de Araújo – Itainópolis

•?????CETI Aprígio Pereira Bezerra – São Julião

•?????CETI Professor Francisco Luís de Oliveira – Jatobá do Piauí

•?????CETI Paulistana – Paulistana (Empreendedorismo)

•?????CETI Augustinho Brandão – Cocal dos Alves (Empreendedorismo)

•?????10 estudantes com melhores notas

Alemanha (15 estudantes + 1 professor)

•?????CETI Francisca Pereira de Sousa Morais – Fronteiras

•?????10 estudantes com melhores notas

Coreia do Sul (20 estudantes + 4 professores)

•?????CETI Liceu Parnaibano – Parnaíba

•?????CETI José Narciso da Rocha Filho – Piripiri

•?????CETI Professora Angelina Mendes Braga – Pedro II

•?????CETI Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso – Valença

China (15 estudantes + 3 professores)

•?????CETI Pinheiro Machado – Teresina

•?????CETI Florisa Silva – Bertolínia

•?????CETI Dr. Agnelo Pereira da Silva – Teresina

Singapura (20 estudantes + 4 professores)

•?????CETI Raimundinho Andrade – Campo Maior

•?????CETI Paulistana – Paulistana

•?????CETI Professor Antônio dos Reis e Silva – Boqueirão do Piauí

•?????CETI Lucas Meireles – Demerval Lobão

Portugal (20 estudantes + 4 professores)

•?????CETI Nossa Senhora do Patrocínio – Pio IX

•?????CETI Orlando Carvalho – Oeiras

•?????CETI Joel Ribeiro – Teresina

•?????CETI Waldemar de Moura Santos – Caldeirão Grande do Piauí

Outras Notícias

Notícias
26/06/2025

Do litoral do Piauí para a Coreia do Sul: estudantes do Ceti Liceu Parnaibano vencem Seduckathon com jogo para alunos com dificuldade de aprendizagem

Notícias
26/06/2025

Estudantes de escola pública do Piauí criam RPG de matemática e ganham intercâmbio nos EUA após vencer competição de programação

Notícias
26/06/2025

Seduckathon 2025: estudantes escolhem destinos do intercâmbio internacional e compartilham expectativas para a viagem

Notícias
26/06/2025

Seduckathon 2025 premia 130 estudantes com intercâmbio internacional e celebra a nova era da educação pública do Piauí

Notícias
25/06/2025

Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação