Ícone buscar

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

  • Pablo Cavalcante
  • 24/06/2025

Em meio às muitas inovações em tecnologia e Inteligência Artificial apresentadas durante o primeiro dia de atividades do Seduckathon 2025, as ativações permanentes foram responsáveis por capturar a atenção dos milhares de estudantes que passaram pela maratona tech, nesta terça-feira (24). 


Parceira da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na implementação da disciplina de robótica nas escolas da rede pública estadual, a Tron - Ensino de Robótica Educativa trouxe ao evento um telescópio produzido por Estudantes Seduc. O telescópio produzido e projetado por estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes, de Teresina, foi um dos queridinhos dos alunos que passaram pelos stands do Seduckathon 2025.

“Tem sido uma experiência muito legal, uma oportunidade para que a gente se aproxime do mercado, já que somos alunos da 3ª série do ensino médio. Um evento tão grandioso abre caminhos e nossa mente para que possamos planejar quais caminhos vamos querer traçar ao longo da nossa vida profissional”, contou Diego Rãnio, aluno Seduc atendido pelo programa.


O equipamento, produzido em sua maior parte em impressora 3D, será expandido para as cerca de 100 Escolas Seduc que ofertam, atualmente, o  ensino de robótica como parte da sua grade curricular. 

Para os estudantes que visitam o espaço, a experiência de ver o telescópio em pleno funcionamento é um dos pontos altos da feira.

“Está tudo muito legal, com muitas experiências diferentes. O telescópio, os robôs e óculos de realidade virtual são coisas que eu só tinha visto antes em filmes, nunca tão perto assim”, garante Rogério Oliveira, aluno da 1ª série do ensino médio do CETI Santa Inês.

O Seduckathon é o maior hackathon de escolas públicas do mundo. A iniciativa promove desafios de tecnologia e empreendedorismo, mentorias com especialistas, oficinas práticas e premiação com intercâmbios educacionais para 130 estudantes e 26 professores da rede estadual. O evento acontece até o dia 25 de junho, no Theresina Hall.


Outras Notícias

Notícias
21/10/2025

Mais de 30 mil Estudantes da rede estadual participam do SAEB e reforçam protagonismo do Piauí na Educação

Notícias
21/10/2025

Seduc abre seleção para turmas que preparam alunos da rede pública para vestibulares do ITA e do IME

Notícias
20/10/2025

Estudantes do CETI Agnelo Pereira transformam o Centro Histórico em sala de aula viva

Notícias
20/10/2025

No Dia Nacional da Alimentação Escolar, Seduc destaca avanço na alimentação escolar e impacto na educação integral do Piauí

Notícias
19/10/2025

Do tempo integral à inteligência artificial, Piauí celebra transformação e conquistas na Educação

Notícias
18/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram obras da Educação em Parnaíba