Ícone buscar

Estudante Seduc conquista ouro e garante vaga na final do Campeonato Brasileiro de Karatê

  • Maria Luiza Barreto
  • 16/06/2025


A estudante piauiense Amanda Raquel Pereira, de 14 anos, conquistou mais uma vitória importante nas seletivas do Campeonato Brasileiro de Karatê e garantiu vaga na etapa final da competição, que acontecerá em novembro, na cidade de João Pessoa (PB).

Neste fim de semana, a jovem atleta foi destaque na Etapa de Caucaia (CE), conquistando a medalha de ouro na categoria Cadetes -47kg. Amanda também participou do Open Verdes Mares, onde foi campeã na categoria Cadetes e vice-campeã na categoria Kumite.

Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Domício Magalhães de Melo, em Teresina, Amanda vem se destacando no esporte com força, disciplina e excelência. Só em 2025, ela foi campeã em três seletivas nacionais; Macaé (RJ), Aracaju (SE) e agora em Caucaia (CE).

Amanda conta que, durante as competições, observou atentamente o desempenho das adversárias mais experientes, analisando suas técnicas e movimentações. Para ela, estas observações serão fundamentais para seu aperfeiçoamento nos treinos e nos próximos desafios. “Estou muito feliz e animada com essa conquista. Vou treinar bastante, cada vez mais e com fé em Deus vou conseguir entrar na seleção brasileira de karatê, que é o meu sonho”, afirmou a jovem atleta.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou Amanda pelo desempenho e destacou o orgulho que ela representa para o estado. “Amanda vem crescendo no esporte e, a cada campeonato, demonstra mais dedicação, talento e disciplina, colocando a bandeira do Piauí no pódio. Ela é uma inspiração e nos enche de orgulho”, afirmou.

Esporte e educação

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) investe no esporte como ferramenta de transformação social, apoiando estudantes-atletas em competições por todo o Brasil. Por meio do projeto Seduc Esportiva, oferece incentivo financeiro e cobre os custos com viagens e participações em campeonatos.

Somente em 2024, a Seduc investiu R$ 37 milhões na construção de 17 quadras poliesportivas e na reforma de outras 136. Além disso, escolas da rede estadual agora contam com espaços para modalidades como judô, boxe, tênis de mesa e beach tennis.

Atualmente, 250 escolas estaduais oferecem práticas esportivas como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, judô, xadrez e beach tennis — mais que o dobro em relação ao ano anterior. A meta para 2025 é expandir o programa para 300 escolas.

Outras Notícias

Notícias
04/09/2025

Estudantes Seduc de Picos simulam clínica e aprendem sobre doenças genéticas em aula de Biologia

Notícias
03/09/2025

Seduckathon 2025: Estudantes e professores da rede estadual embarcam para formação tecnológica na Coreia do Sul

Notícias
03/09/2025

Estudantes de Paulistana e Fronteiras participam de Revisão Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb 2025

Notícias
03/09/2025

Piauí Saúde Digital na Escola ultrapassa 1,5 mil atendimentos e amplia acesso à saúde para estudantes em todo o estado

Notícias
03/09/2025

Seduc garante transporte aéreo para mais de 200 atletas piauienses em competições nacionais

Notícias
03/09/2025

Estudantes Seduc vão celebrar a Independência do Brasil com desfile cívico no Grande Dirceu nesta sexta (05)