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Com novo método, professores Seduc ganham apoio para ensinar Matemática de forma mais eficaz

  • Willame Lucas
  • 05/06/2025

A Secretaria da Educação do Piauí (Seduc-PI) está formando professores para aplicar uma nova metodologia de ensino da Matemática nas escolas estaduais. O objetivo é tornar as aulas mais eficazes e garantir que os estudantes compreendam de verdade os conteúdos.


A formação, que envolve mais de 50 docentes, é baseada no chamado método espiral. A proposta busca reforçar a aprendizagem por meio da retomada constante de conceitos já estudados, conectando-os a novos conteúdos. Assim, o conhecimento se constrói de forma contínua e aprofundada.


“Ao contrário do modelo tradicional, que organiza os conteúdos de forma isolada, o método espiral permite que o aluno aprenda matemática de forma contínua”, explica Jorge Herbert Soares de Lira, professor da Universidade Federal do Ceará, que conduz a formação. Segundo ele, o papel do professor é essencial para planejar tarefas que ajudem o aluno a fixar um repertório e aplicar esse conhecimento em diferentes contextos. 

“Em porcentagem, por exemplo, começamos a trabalhar com situações simples do dia a dia e, gradualmente, vamos propondo novos desafios como descontos, juros, gráficos, frações e proporções. Assim, ele retoma os temas ao longo do ano, ampliando a compreensão a cada etapa”, detalha Lira.

A capacitação faz parte do Programa Gestão da Aprendizagem, que acompanha o desempenho dos estudantes e orienta intervenções pedagógicas. A rede já usa diagnósticos, simulados e minitestes para identificar dificuldades e ajustar o ensino às metas de aprendizagem. Só na 3ª série do Ensino Médio, a metodologia deve beneficiar mais de 30 mil alunos.


Para o professor Raimundo Alves, do CETI Augustinho Brandão, o modelo espiral complementa a metodologia que ele já aplica em sala. “Ele reforça a base dos alunos e nos permite retomar pontos em que há dificuldade, o que dá mais segurança para avançar nas habilidades". Já Francisco Carvalho, do CETI Gayoso e Almendra, ressalta que o modelo se integra bem ao trabalho colaborativo entre educadores. “Esse formato valoriza a troca entre professores e ajuda a adaptar  a metodologia à nossa realidade, fortalecendo o aprendizado de forma mais consistente”, explicou.


Os resultados já começam a aparecer. O Piauí ocupa o primeiro lugar no Nordeste e o quarto no Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio. Para o Secretário Washington Bandeira, esse avanço é reflexo de uma gestão focada na formação de professores e no acompanhamento sistemático da aprendizagem.

“O compromisso da gestão do Governador Rafael Fonteles é com a qualidade do ensino. Por isso, investimos continuamente na formação dos professores e estamos sempre buscando metodologias inovadoras. Nosso objetivo é assegurar que todos os estudantes avancem na aprendizagem da matemática e demais disciplinas, construindo, de forma sólida, o conhecimento em sala de aula”, afirma Bandeira.

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