Ícone buscar

Rede Estadual do Piauí é a que mais faz Avaliações no padrão ENEM e SAEB

  • Tallita Tajra
  • 30/05/2025


O Piauí é líder nacional na aplicação de avaliações simuladas nos moldes do SAEB e do Enem em suas Escolas Públicas da Rede Estadual. Em 2025, serão 40 avaliações ao longo do ano com Estudantes do Ensino Médio. 

É um acompanhamento contínuo, que mostra com o uso de Inteligência Artificial o desempenho de cada aluno e orienta os Professores onde e como intervir.

Esse modelo de avaliação é estratégico e tem como foco o desempenho especialmente em Matemática e Língua Portuguesa, as disciplinas base, e também nas outras áreas do conhecimento. No primeiro trimestre de 2025, mais de 31 mil estudantes participaram do Simulado SAEB, em todas as 512 Escolas de Ensino Médio de tempo integral do estado. O resultado revelou as 10 GREs com melhor desempenho, as 50 melhores escolas da Rede e as cinco escolas de cada Gerência Regional com as maiores notas médias. Um termômetro preciso que confirma: o Piauí está no caminho certo, melhorando cada vez mais a qualidade da sua Educação Pública. 

Confira o resultado AQUI!

E essa política já começa a gerar resultados concretos. Em 2023, o Piauí conquistou o 1º lugar no Nordeste e o 4º no Brasil no IDEB do Ensino Médio. Um feito histórico, impulsionado por uma série de ações da Secretaria da Educação (Seduc), que tornaram a nossa Educação a que mais avança no Brasil, referência nacional.

Dentre essas ações, duas iniciativas se destacam: os programas Gestão da Aprendizagem e Pré-Enem Seduc + Pré-SAEB. Eles oferecem reforço pedagógico intensivo, formação continuada para Professores, avaliações, material didático especial, app para estudos, aulas com monitoramento de qualidade e acompanhamento próximo e personalizado dos alunos.

A universalização das Escolas de Tempo Integral com ensino profissional e tecnológico também tem feito a diferença. Com mais tempo na Escola, os alunos fazem mais atividades e os Professores ganham mais oportunidades para ensinar conforme as necessidades reais de cada turma e aluno.

E para reconhecer o mérito de quem se destaca, o Governador Rafael Fonteles lançou uma nova política de valorização. Escolas e GREs que atingirem suas metas no IDEB 2025 receberão uma premiação especial. Todos os Profissionais da educação dessas unidades terão direito a um 14º salário e os Estudantes que fizerem a prova do SAEB receberão um salário-mínimo.

Mais do que um incentivo, esse gesto reconhece o esforço coletivo de quem acredita que a educação é a maior ferramenta de transformação social. “Acreditamos no potencial dos nossos estudantes e no compromisso dos nossos educadores. Estamos ampliando o apoio pedagógico, a qualidade do ensino, valorizando os profissionais e estabelecendo metas claras. O Piauí já mostrou que é possível fazer Educação pública de excelência, e vamos seguir avançando com foco, planejamento, inovação e inclusão”, afirma o Secretário da Educação Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
13/12/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram ampliação e modernização do CETI Marcos Parente no aniversário de Picos

Notícias
12/12/2025

Do Piauí para o mundo: Secretário Washington Bandeira recepciona estudantes intercambistas que retornam da China e dos EUA neste sábado (13)

Notícias
11/12/2025

No aniversário de Picos, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam reforma e modernização do Ceti Marcos Parente

Notícias
10/12/2025

Gincana Cultural do Ceti Oka Ka Inaminanoko celebra saberes e cultura indígena

Notícias
10/12/2025

Seduc divulga resultado final de seleção para Coordenadores Regionais do PPAIC

Notícias
09/12/2025

Seduc realiza Encontro de Professores Formadores Trilha SAEB de Língua Portuguesa