Ícone buscar

Estudantes da rede estadual intensificam preparação para a OBMEP 2025

  • Willame Lucas
  • 28/05/2025

Com o compromisso de fortalecer o protagonismo estudantil e elevar o desempenho da rede pública em competições acadêmicas de destaque nacional, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) promoveu, nesta terça-feira (27), um webinário preparatório para a 1ª fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025), marcada para o dia 3 de junho.  


Durante o encontro virtual, foram compartilhadas dicas práticas, métodos de resolução de questões e orientações fundamentais para a prova. A transmissão, realizada pelo Canal Educação, reuniu especialistas e estudantes de diversas regiões do estado em uma ação estratégica de estímulo à excelência acadêmica. 

A iniciativa integra o programa Seduc Olímpica, que vem ampliando as oportunidades de aprendizagem e impulsionando conquistas expressivas dos estudantes piauienses em olimpíadas do conhecimento.

O webinário contou com a participação dos professores doutores Jefferson Leite e Egenilson Moura, coordenadores estaduais da OBMEP, além do professor doutor Sandoel de Brito Vieira, docente da UFPI e medalhista da competição.

Estudantes do CETI Martin Pinheiro acompanharam webinário para OBMEP 2025.

Medalhas que garantem mais oportunidades

Fruto de uma política educacional focada em resultados e valorização dos talentos da rede pública, o programa Seduc Olímpica também realiza o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e a Jornada Especial da Matemática. Essas ações têm ampliado significativamente a participação e o desempenho dos estudantes em competições como a OBMEP.

Na edição de 2024, os alunos da rede estadual conquistaram 38 medalhas no ranking nacional (4 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze), além de 127 premiações em nível estadual. Como forma de reconhecimento e estímulo à continuidade dos estudos, a Seduc-PI concede bolsas para mais de 500 medalhistas de olimpíadas do conhecimento, incluindo os destaques da OBMEP e do TME².

Premiação do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²).

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o papel estratégico dessas ações. “O incentivo à participação na OBMEP e em outras olimpíadas reforça o compromisso da Seduc em preparar nossos estudantes. O ensino da matemática está presente no cotidiano dos alunos, seja nos simulados do Saeb e Enem, seja na preparação para competições de alto nível. Queremos resultados de excelência e estudantes protagonistas”, destacou.

Estudantes confiantes e motivados para a OBMEP 2025

A mobilização estudantil para a OBMEP ganhou ainda mais força com o webinário. Jusara Emilly Wanderley, aluna do CETI Professor Melo Magalhães, em Teresina, comentou. “As dicas dos professores foram muito valiosas. Agora me sinto mais preparada para fazer uma boa OBMEP”. 

Estudantes do CETI Paulistana acompanharam webinário para OBMEP 2025.

Já Fernando Rocha e Márcio Reis, da 3ª série do Ensino Médio do CETI Martin Pinheiro, de Palmeira do Piauí, destacaram o reforço nos estudos e o apoio recebido. “O professor nos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico com questões anteriores, o que é essencial para a prova”, disse Márcio. “Foi uma oportunidade de entender melhor como funciona a prova. Estamos empolgados e focados na preparação”, completou Fernando.

“Estamos em uma preparação intensiva com apoio da escola. Estou confiante para garantir medalha”, compartilhou Tauísne Silva, do CETI Paulistana.

A Seduc-PI segue firme em seu propósito de ampliar horizontes e transformar realidades por meio de uma educação pública de qualidade, que valoriza talentos, fomenta a dedicação e celebra conquistas dos estudantes piauienses.

Outras Notícias

Notícias
16/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Desembargador Dr. Heli Sobral, em Teresina

Notícias
16/08/2025

Seduc celebra vencedores da 3ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Notícias
15/08/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram a reforma, ampliação, modernização e climatização do CETI Desembargador Heli Sobral neste sábado (16)

Notícias
15/08/2025

Revisão Pré-Enem mobiliza 800 estudantes em Valença e reforça incentivos para bons resultados

Notícias
14/08/2025

Seduckathon 2025: estudantes iniciam imersão em designer de games e programação durante intercâmbio em Portugal

Notícias
14/08/2025

Seduc promove Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e premia destaque na OBA