Ícone buscar

Estudantes Seduc de Pedro II ganham ouro em Olimpíada de Tecnologia com app voltado à inclusão

  • Maria Luiza Barreto
  • 26/05/2025

A tecnologia que nasce em sala de aula e transforma vidas. Com essa proposta, estudantes da rede estadual de ensino de Pedro II conquistaram a medalha de ouro na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). Mais do que um prêmio, o feito simboliza os resultados concretos de uma política educacional que aposta em inovação, inclusão e protagonismo estudantil.


A conquista veio com o Cognitus, aplicativo desenvolvido por alunos do CETI Professora Angelina Mendes Braga, voltado ao apoio educacional de estudantes com TDAH, autismo e dislexia. A equipe é formada por Dalila Maria da Silva Andrade, Rafael Sousa Magalhães, Gustavo de Sousa Barros e Débora Lima de Almeida, da 2ª série Ensino Médio  com curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, e Camila Santiago Freire, da 3ª série de Informática para Internet. O projeto tem orientação do professor Cleber Araújo.

“Criamos o Cognitus com o objetivo de oferecer apoio cognitivo e promover a inclusão de forma lúdica, acessível e eficaz”, conta Dalila. “Ganhar esse prêmio foi a prova de que nossa ideia tem força. Nos fez acreditar ainda mais que podemos, sim, fazer a diferença.”


Educação com propósito

Inspirado na realidade da própria escola, o aplicativo traz métodos alternativos de ensino para facilitar o aprendizado de estudantes neurodivergentes. A proposta une tecnologia e empatia, além de mostrar que é possível usar o conhecimento para incluir e transformar.

A medalha de ouro garantiu à equipe a participação na Semana da Escola Avançada de Tecnologia, que acontece em julho, em São José dos Campos (SP). Durante o evento, os alunos terão mentorias com especialistas do MIT Brazil, Instituto Alpha Lumen e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), três das instituições mais renomadas do país em ciência e inovação.


Modelo que transforma

O CETI Professora Angelina Mendes Braga foi a única escola de Tempo Integral integrada à Educação Profissional a conquistar medalha de ouro na modalidade escola técnica da OBT 2025. O destaque reforça a aposta do Governo do Estado na universalização desse modelo de ensino, que une formação acadêmica, técnica e cidadã.


Esse ano, todas as escolas estaduais de Ensino Médio do Piauí funcionam no regime de Tempo Integral integrada à Educação Profissional. A meta é garantir que cada estudante tenha acesso às ferramentas, ao tempo e às oportunidades necessárias para desenvolver seus talentos — seja na ciência, na tecnologia, nas artes ou no empreendedorismo.

“A medalha é um reconhecimento do esforço dos alunos e do professor, mas também da visão estratégica de apostar em um modelo de ensino que prepara para o futuro. O CETI de Pedro II é um exemplo do que pode ser alcançado quando há estrutura, formação e incentivo", reforça o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.


Tecnologia em ação

Para o professor Cleber Araújo, o impacto do projeto vai além da sala de aula. “Foi uma experiência que mexeu com o emocional e elevou a autoestima dos alunos. Eles sonharam grande, acreditaram e fizeram acontecer. Esse ouro é deles, mas também de todos que acreditam no poder da escola pública.”

O Cognitus também é finalista do Seduckathon, hackathon promovido pela  Seduc que será realizada em junho, em Teresina, e pode levar os estudantes a um Intercâmbio Educacional. “Eles já estão contando os dias. Esse projeto abriu horizontes que antes pareciam distantes”, relata o professor.


Educação que aponta para o futuro

A conquista também reflete os avanços da rede estadual em tecnologia. O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a incluir Inteligência Artificial (IA) como disciplina obrigatória no Ensino Médio. Hoje, mais de 120 mil estudantes aprendem sobre IA, robótica, programação e desenvolvimento de sistemas dentro das escolas.

Esse investimento já dá retorno: alunos criando soluções, desenvolvendo apps e se destacando em competições nacionais. O futuro já começou  e está sendo programado dentro da escola pública. “Estamos construindo uma Educação conectada com o futuro, com inclusão, com tecnologia e, acima de tudo, com oportunidades reais para os nossos jovens”, destaca o Secretário Washington Bandeira. “O protagonismo dos estudantes é o maior resultado do nosso trabalho. E quando eles vencem, o Piauí inteiro vence junto.”

Com estrutura, professores capacitados e políticas públicas ousadas, o Piauí segue transformando realidades e formando jovens preparados para sonhar e realizar.

Outras Notícias

Notícias
28/05/2025

Estudantes da rede estadual intensificam preparação para a OBMEP 2025

Notícias
28/05/2025

Prorrogada as inscrições para CNH Social Estudantil até 3 de junho

Notícias
27/05/2025

Pré-Enem + Pré-Saeb: Canal Educação promove live para reforço das disciplinas de Redação, Língua Portuguesa e Matemática

Notícias
27/05/2025

Estudantes de Escolas de Tempo Integral estreiam filmes em Festival de Cinema promovido pela Seduc

Notícias
27/05/2025

Feira de Ciências do CETI João Henrique transforma salas de aula em biomas vivos com arte, cinema e consciência ambiental

Notícias
27/05/2025

Maratona Tech 2025: Seduc incentiva participação de estudantes em maior competição tecnológica do Brasil